Há quatro Engenheiros proclamados novos professores Eméritos da UP

A proclamação decorreu durante a cerimónia de aniversário dos 112 anos da Universidade do Porto

Aurélio Campilho, Fernando Maciel Barbosa, José Manuel Mendonça e José Silva Matos, membros da Ordem dos Engenheiros, são os novos professores Eméritos da Universidade do Porto de uma lista total de oito.

Este é o 16.º ano em que a Universidade do Porto reconhece o percurso dos seus professores jubilados ou reformados que se destacaram pelos altos serviços prestados à Ciência, Sociedade e Universidade. Desde a instituição do título de Professor Emérito, em 2004, a Universidade do Porto já distinguiu 62 docentes e investigadores.

SOBRE OS NOVOS PROFESSORES EMÉRITOS

Aurélio Campilho

Aurélio Campilho é licenciado e doutorado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia (FEUP), instituição onde desenvolveu toda a carreira docente, até à sua jubilação em 2022, como Professor Catedrático. Foi diretor dos cursos de Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e de Engenharia Biomédica, bem como do Programa Doutoral em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP.

Ligado há quase duas décadas ao INESC TEC, do qual é Investigador Afiliado, foi cofundador e Presidente da Direção do Instituto de Engenharia Biomédica (INEB), atualmente integrado no i3S. Serviu ainda como Presidente da Associação Portuguesa de Reconhecimento de Padrões e é Senior Member do IEEE – The Institute of Electrical and Electronics Engineers.

Foi Editor Associado das revistas Machine Vision and Applications, Elsevier, (2010-2020) e de IEEE Transactions on Biomedical Engineering, (2001 – 2012). É autor de 1 livro, coeditou 20 livros e é autor de mais de 250 artigos publicados em revistas internacionais e conferências.

Fernando Maciel Barbosa

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP e doutorado pela University of Manchester Institute of Science and Technology (UMIST), Fernando Maciel Barbosa iniciou a carreira docente na sua alma mater em 1972. Professor Catedrático desde 1989 (jubilado desde 2019), foi o primeiro Presidente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores FEUP, um dos vários cargos que desempenhou  nos órgãos diretivos da Faculdade e da Universidade.

Autor de mais de 200 publicações científicas publicadas em jornais e revistas internacionais, foi o responsável por diversos projetos de investigação a nível nacional e internacional. Atualmente é colaborador do INESC TEC, estando inserido no CPES – Centro de Sistemas de Energia. Fora da academia, fez parte da Comissão de Admissão e Qualificação da Ordem dos Engenheiros, sendo, nesse período, o presidente da Comissão de Acreditação das Licenciaturas de Engenharia Electrotécnica. Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros e Membro Sénior do IEEE, é auditor de Defesa Nacional e membro da Associação Nacional de Auditores de Defesa Nacional.

José Manuel Mendonça

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP e doutorado em Engenharia Eletrotécnica no Imperial College of Science and Technology (Reino Unido), José Manuel Mendonça é professor catedrático jubilado – deu a Última Aula em janeiro deste ano – do departamento de Engenharia e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia.

Com uma carreira que se tem dividido entre a academia, a investigação científica e o trabalho em prol do Sistema Científico e Tecnológico do país e o contributo para as políticas públicas, o atual Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC e Presidente do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) é ainda Diretor Nacional do Programa UT Austin Portugal e Presidente do Painel de Avaliação Independente do Programa Eureka Eurostars.

Em 2021, José Manuel Mendonça foi nomeado representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no Fórum Europeu para a Transição Digital, bem como representante de Portugal no ERA Forum for Transition.

José Silva Matos

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP e doutorado na mesma área pela Syracuse University (EUA), José Silva Matos iniciou a carreira de docente na Faculdade de Engenharia em 1972, como Monitor, ascendendo progressivamente a Assistente, Professor Auxliar, Professor Associado e Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da FEUP.

Em paralelo com a docência nas áreas da Microelectrónica, ou dos Sistemas Digitais e Arquitetura de Computadores, exerceu vários cargos de responsabilidade na FEUP, incluindo os de Presidente do Conselho Pedagógico, Diretor do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores , Presidente do Conselho de Representantes, Diretor da Licenciatura em Engenharia Electrotécnica, ou Diretor do Programa Doutoral em Engenharia Electrotécnica e de Computadores.

Investigador do INESC TEC desde 1988, fundou e liderou o Grupo de CAD e Microelectrónica do Instituto, tendo sido responsável por vários projetos de investigação europeus com universidades e parceiros industriais. Editor convidado de várias revistas de referência na sua especialidade, é membro do Board of Directors do EUROMICRO (www.euromicro.org).

Fotos cedidas pela Universidade do Porto

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​