Há sessão de debate sobre o Ensino da Engenharia Mecânica

No próximo dia 4 de abril o Conselho Regional de Colégio de Engenharia Mecânica e Delegação Distrital de Bragança organizam uma tarde técnica para discutir o ensino da Engenharia Mecânica, no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), às 17 horas

Esta sessão permite aos participantes discutir o ensino de Engenharia Mecânica e avaliar a forma de como a Ordem pode aprofundar a sua atuação neste campo. Com a alteração da legislação o paradigma do ensino desta Engenharia encontra-se em mudança e como tal urge uma reflexão de forma a acompanhar o desenvolvimento tecnológico e permitir que os novos graduados possuam qualificações técnicas e científicas que permitam a que o tecido industrial possa evoluir e tornar-se mais competitivo.

Através de uma mesa redonda Luís Pais, Vice Presidente do IPB, Paulo Piloto, Vice presidente do Conselho Técnico-Cientifico do IPB, Nuno Ribeiro, diretor do ESTIG/IPB, João Rocha, Diretor da licenciatura em Engenharia Mecânica do IPB e Nuno Calçada Loureiro, vogal do Conselho Regional de Colégio de Engenharia Mecânica, vão guiar esta sessão para debater o presente e preparar o futuro do ensino da Engenharia Mecânica.

O ensino de Engenharia Mecânica é, na sua natureza, um ensino de índole prática, assente em conceitos científicos, físicos e matemáticos devidamente estabelecidos. O docente desta Engenharia, além de transmitir os conceitos teóricos de base, deve introduzir a experiência que adquiriu no exercício da profissão, para que a nova geração de engenheiros possa aprender conceitos técnicos teóricos, mas também ser inserido no contexto real de trabalho e nos quadros e desafios profissionais comuns.

O Conselho Regional de Colégio de Engenharia Mecânica pretende fomentar a discussão pública em torno desta temática, iniciando em Bragança um périplo regional com vista a discutir e contextualizar o ensino da Engenharia Mecânica.

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​