Há três ideias vencedoras da final Nacional do ClimateLaunchpad

A final nacional do ClimateLaunchpad aconteceu no passado dia 14 de julho. A Ordem dos Engenheiros – Região Norte esteve representada pela vice-presidente do Conselho Diretivo, Maria João Correia, que fez parte do júri.

Startups Simby, Santa Farm Technology e build.ing vão representar Portugal na final europeia da maior competição de ideias cleantech do mundo. Uma plataforma de transação, gestão e acompanhamento de e-waste, um software de automação que otimiza a produção de agricultura vertical, e uma solução para a construção de edifícios mais eficientes são as três ideias vencedoras da final Nacional do ClimateLaunchpad 2023.

Os vencedores vão representar Portugal na final europeia da maior competição de ideias cleantech do mundo, que se vai realizar no último trimestre deste ano. A edição portuguesa do ClimateLaunchpad é organizada pela UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, LIPOR e Fórum Oceano/Hub Azul.

Simby, criada por Filipe Gonçalves, membro da Ordem dos Engenheiros, desenvolve e gere uma plataforma de transação, gestão e acompanhamento de e-waste – equipamentos elétricos e eletrónicos em fim de vida – potenciando a economia circular na gestão destes resíduos, permitindo que indivíduos e empresas vendam os seus dispositivos eletrónicos indesejados ou em fim de vida.

Já a build.ing é uma startup focada na elaboração de edifícios mais eficientes, na fase de conceção, para a indústria da construção. A plataforma online de conceção construtiva trabalha de forma integrada as valências arquitetónica e estrutural, utilizando técnicas de Inteligência Artificial, engenharia e arquitetura para a criação de modelos e estudos de desempenho energético com materiais de pegadas ecológicas diversas.

O projeto da Santa Farm Technology está a repensar a agricultura através de um software de automação que permite otimizar a produção, e gerar soluções com baixo impacto ambiental, que coloquem produtos locais e sempre frescos à disposição da população. A solução controla todo o processo, desde a semente até à embalagem, com uma aposta na eficiência, sustentabilidade, no cultivo vertical e evolução contínua.

Os três vencedores da Final Nacional vão ter acesso a incubação gratuita na UPTEC durante quatro meses, a formação nas áreas de impacto, sustentabilidade e/ou marketing no valor de 1000 euros da 3xP Global, vales de formação de 1000 euros da Ordem dos Engenheiros – Região Norte, a 16 horas de consultoria da Point Green Venture e S317 Consulting, bem como a 15 horas de apoio jurídico da Vieira de Almeida, entre outros prémios atribuídos pela Faber, Câmara Municipal de Matosinhos, Crowe, Prio, Galp, Smart Waste Portugal e Pacto Português para os Plásticos.

O Pitch Day, realizado no Auditório da UPTEC Asprela I, contou com um júri composto, para além de Maria João Correia (Ordem dos Engenheiros Região Norte), por Isabel Gião de Andrade (Vieira de Almeida), Raquel Silva (Faber), João Dias da Silva (Crowe), Inês Ferreira (PRIO), Jorge Veludo (Galp) e Patrícia Carvalho (Smart Waste Portugal/Pacto Português para os Plásticos), que avaliou as sete propostas a concurso.

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​