Há voluntários a construir viseiras para ajudar no combate ao covid-19

Por Artur Andrade – Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
 

O planeta depara-se hoje com uma pandemia sem antecedentes que, neste mundo global, rapidamente se propagou e não deixou ninguém nem nenhum país indiferente.
Neste contexto, e sendo a modelação e impressão 3D de peças automóveis um dos meus hobbies, quando recebi um modelo digital de impressão de viseiras para profissionais de saúde, e sabendo que estas escasseavam em vários pontos do país, tratei desde logo de reunir os vários materiais necessários e iniciei a produção.
Tudo isto se iniciou há uma semana e até agora, tendo em conta que se trata de uma impressora 3D doméstica, já consegui produzir e entregar aproximadamente 50 viseiras. A primeira entrega, de 25 viseiras, foi feita diretamente no Hospital de São João. As restantes entregas foram feitas pessoalmente, a médicos e dentistas, mas também a proprietários de restaurantes que, após cumprirem quarentena voluntária, tiveram de reinventar e reabrir o seu negócio para manterem a sua fonte de rendimento.
Atualmente continuo a minha produção, no sentido de dar resposta a pequenas solicitações de hospitais periféricos e unidades secundárias de saúde de grandes hospitais.
Podendo ser útil para outras pessoas que tenham impressoras 3D, os materiais são os seguintes:
– filamento em PLA;
– acrílico de encadernação com espessura superior ou igual a 0.15mm;
– elásticos com casa de botão que permitam o ajuste da viseira.
Cabe a cada um de nós criar a sua proposta de valor para que, juntos, possamos ultrapassar este grande desafio o mais rápido possível.
 
Sobre Artur Andrade
Desde 2009, Artur Andrade, é colaborador da EDP Gestão da Produção de Energia, S.A.. Ao longo do seu percurso profissional, nos primeiros 10 anos, assumiu responsabilidades de Supervisão de Projeto de Execução, na Direção de Engenharia de Barragens e, atualmente, integra a Direção de Otimização e Gestão de Ativos Hídricos, com responsabilidades de Gestão de Projetos em Ativos Existentes.
 

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​