Há webinar sobre segurança em dispositivos

“Segurança em dispositivos e aplicações IoT” é o tema do webinar organizado pelo Colégio de Engenharia Informática – Norte, que se irá realizar no próximo dia 9 de outubro, pelas 19h00.

A crescente diversidade de dispositivos e tecnologias disponíveis no universo IoT, com diferentes níveis de complexidade e segurança, apresenta desafios no que diz respeito à segurança das comunicações neste ecossistema, onde o potencial de intrusão com diferentes níveis de severidade representa um perigo que urge mitigar. 

O projeto CROSSCON, um consórcio que envolve várias entidades do mundo académico e da indústria, onde a Universidade do Minho tem papel de relevante importância, está a desenvolver uma stack de segurança de elevada portabilidade, capaz de ser integrada em diferentes dispositivos de diferentes fabricantes.

Oradores

Sandro Pinto
Professor Associado Investigador na Universidade do Minho. Possui um PhD em Engenharia Eletrónica e de Computadores, tem  uma sólida formação académica e vários anos de colaboração na indústria com foco em sistemas operativos, virtualização e segurança em sistemas embebidos, ciberfísicos e IoT.

É autor de mais de 80 artigos científicos em conferências/jornais de primeira linha e participou como palestrante em várias conferências académicas e industriais (por exemplo, RISC-V Summit, Embedded World).  É o investigador principal de vários projetos nacionais e internacionais de R&D, incluindo o recente projeto Horizon CROSSCON financiado pela UE com vários milhões de euros.

Tiago Gomes
Professor Auxiliar na Universidade do Minho.

Possui um Ph.D. em Engenharia Electrónica e de Computadores e Mestrado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade do Minho. É autor de mais de 60 publicações científicas, com foco nas áreas de co-design de hardware/software para dispositivos IoT com recursos limitados, segurança em dispositivos IoT (reconfiguráveis) e aceleração de hardware em sistemas embebidos de perceção multissensor orientados para aplicações automotivas críticas. Está envolvido em vários projetos de R&D, incluindo o projeto europeu Horizon CROSSCON.

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​