Homenagens, distinções e reconhecimento no Dia Regional do Engenheiro 2019

A Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN) celebrou no passado dia 29 de junho mais um Dia Regional do Engenheiro, e desta vez escolheu Vila Real para este que é o evento mais importante do ano da Ordem na Região Norte.

 
A Aula Magna da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) recebeu cerca de 300 engenheiros para um dia que foi, não só de celebração da Engenharia, mas também de homenagens, distinções e reconhecimento dos engenheiros da OERN.
Coube a José Carlos Pinto, delegado Distrital de Vila Real da OERN abrir a cerimónia e durante a sua intervenção lembrou que “as Delegações Distritais têm, efetivamente, um papel fundamental na dinamização e descentralização das iniciativas da Ordem.” Acrescentou ainda que é missão da Delegação trabalhar numa “sensibilização local e permanente, para as consequências da prática de atos de engenharia por não engenheiros, quer ao nível privado, quer ao nível público – nas autarquias, nos institutos públicos, nos serviços de administração pública central e até mesmo em algumas universidades.” Na sessão de abertura também Joaquim Poças Martins, presidente do Conselho Diretivo da OERN, que lembrou a importância da Ordem no crescimento profissional dos engenheiros, deixando também uma palavra de agradecimento aos colégios, delegações e restante conselho diretivo pelo trabalho desenvolvido e os projetos que têm já preparados. Gerardo Saraiva de Menezes, presidente da Mesa da Assembleia Regional Norte, Fontainhas Fernandes, reitor da UTAD e Adriano Sousa, vereador da Câmara Municipal de Vila Real usaram também da palavra na sessão de abertura do DRE2019.
António Fontainhas Fernandes, reitor da UTAD e Luís Ramos, professor Universitário na UTAD e Deputado da Assembleia da República foram os dois engenheiros homenageados este ano, e juntam-se assim à lista de mais 35 engenheiros que ao longo das 15 edições do Dia Regional do Engenheiro receberam estas homenagens. Os dois homenageados receberam das mãos de Joaquim Poças Martins de Carlos Mineiro Aires, Bastonário da Ordem dos Engenheiros o troféu que assinalou este momento. Transversal aos dois homenageados houve um sentimento de honra e de gratidão pela homenagem ali feita.
Mas este dia teve ainda outros momentos de grande emoção, sobretudo para os jovens engenheiros que agora terminaram o seu estágio de acesso à Ordem. Pela mão dos representantes dos seus colégios houve entrega de prémios de Melhor Estágio Norte 2019. Mas houve ainda tempo para a entrega dos diplomas de Novos Membros Efetivos, Estudantes, Membro Sénior e as distinções de Membro com 10 e 25 anos de inscrição na OE. É um momento sempre muito esperado e aguardado por todos.
Coube ao Bastonário, Carlos Mineiro Aires encerrar a cerimónia. Durante o seu o discurso, Carlos Mineiro Aires apontou alguns dos caminhos que a Ordem terá de percorrer e as mudanças que se vislumbram a breve trecho.
No final, e num momento carregado de simbolismo, foi plantada uma árvore no Jardim Botânico da UTAD.
Veja a revista do Dia Regional do Engenheiro 2019 AQUI.
 

 

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​