[Fotogaleria] Houve homenagens e distinções no Dia Regional do Engenheiro, em Bragança

Foram centenas os Engenheiros que marcaram presença na celebração do Dia Regional do Engenheiro, no passado dia 5 de novembro, em Bragança.

Pelo Teatro Municipal de Bragança passaram mais de 400 engenheiros para um dia que foi, não só de celebração da Engenharia, mas também de homenagens, distinções e reconhecimento dos engenheiros da OERN.

No discurso, o presidente da OERN, Bento Aires, lembrou que “nos Dias Regionais é tradição homenagear os pares que mais se distinguiram, e estas homenagens devem ser criteriosas, para que sejam justas; e limitadas, para que valorizem efetivamente os distinguidos e a OERN. Foram, por isso, escolhidos grandes colegas, apaixonados, determinados com a sua profissão, dedicados ao próximo e que tanto engrandecem a Engenharia.”

Assim Bento Aires notou que António Silva Cardoso (in memoriam) foi homenageando por ser “reputado engenheiro e homem que dedicou a vida à família e à Universidade do Porto. Inspirou alunos e futuros engenheiros e mudou gerações. Quis a lei da vida que não pudesse fisicamente para receber a homenagem, mas Beatriz Aguado, esposa, e o irmão Nuno Cardoso representaram-no. A Conceição Baixinho, Engenheira civil, licenciada na FEUP, recebe homenagem pela sua carreira e porque queria impor-se numa área onde as mulheres ainda não tinham voz. Foi a primeira e única mulher Delegada Distrital de Bragança da Ordem dos Engenheiros. Finalmente Teresa Ponce de Leão que entre muitos outros cargos, é presidente do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, professora universitária e uma das engenheiras mais respeitadas do país. Deu também muito de si à Ordem dos Engenheiros, tendo sido – por exemplo – Vice-presidente da Região Norte.

A sessão de abertura deste dia de celebração esteve ainda a cargo – para além de Bento Aires, Presidente da OERN – de Rafael Sobrinho Correia, delegado Distrital de Bragança, António Adão da Fonseca, presidente da Mesa da Assembleia Regional Norte e Hernâni Dias, presidente da Câmara Municipal de Bragança.

Rafael Sobrinho Correia, mencionou que “a Engenharia em Bragança, a Delegação e os seus Membros, com esta mobilização aqui evidenciada, afirma-se como parceiro ativo num ecossistema empreendedor onde a sociedade, o estado/autarquias e as instituições de ensino pretendem desenvolver espaços de inovação e de crescimento sustentável”. 

Mas este dia teve ainda outros momentos de grande emoção, sobretudo para os jovens engenheiros que agora terminaram o seu estágio de acesso à Ordem. Pela mão dos representantes dos seus colégios houve entrega de prémios de Melhor Estágio Norte 2022.

Os vencedores deste ano foram:

Colégio de Engenharia Civil – Diogo Sousa
Colégio de Engenharia Eletrotécnica – Tiago Rodrigues
Colégio de Engenharia Mecânica – Daniel Rodrigues
Colégio de Engenharia Geológica e Minas – Suse Mateus
Colégio de Engenharia Química e Biológica – Teresa Gonçalves
Colégio de Engenharia Informática – André Faria Ferreira
Colégio de Engenharia do Ambiente – Ricardo Cardoso

Também houve ainda tempo para a entrega dos diplomas de Membro Sénior e as distinções de Membro com 10 e 25 anos de inscrição na OE. É um momento sempre muito esperado e aguardado por todos.

Coube ao Bastonário, Fernando de Almeida Santos encerrar a cerimónia e lembrou a importância dos Engenheiros no futuro da sociedade e sobretudo nas soluções do país.

Reveja os melhores momentos AQUI

Veja a fotogaleria aqui

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​