Houve sessão sobre o novo modelo no ensino de Engenharia

Realizou-se no passado dia 10 de janeiro a primeira sessão entre Ordem dos Engenheiros – Delegação Braga e a Escola de Engenharia, lançando o novo programa “Ordem dos Engenheiros na EEUM”.

 
A primeira sessão online, com o tema “Novo Modelo no Ensino de Engenharia”, abordou as alterações nos cursos de licenciatura e mestrado e as principais vantagens da inscrição como membro-estudante na Ordem dos Engenheiros, tendo sido respondidas as seguintes questões:

  • Quais são as principais alterações aos novos planos de estudo das Licenciaturas em Engenharia/Mestrados em Engenharia? O que muda realmente?
  • Há agora maior facilidade de os alunos ingressarem num mestrado numa outra área de engenharia? Que implicações pode ter, tanto na questão de ter um perfil diferenciador, mas também no acesso à Ordem?
  • A EEUM tem como estratégia, e ao longo da sua existência, uma forte ligação às empresas da região. Este modelo pode alterar este vínculo? Quais as ações que, tanto a Escola como a OERN, têm planeadas para manter esta relação?
  • Há a perceção de que a inscrição na Ordem acontece no final dos estudos, mas existe o membro-estudante. Quais as vantagens que os alunos têm ao inscreverem-se como membro-estudante na Ordem dos Engenheiros?
  • Há possibilidade de realizar um estágio/projeto que seja comum ao plano curricular do curso e ao ingresso na ordem? Como pode o aluno saber que passos tem de dar, para este percurso ser comum?
  • Este novo modelo do ensino de engenharia beneficia-se no modelo internacional? Há mais facilidade de os alunos internacionais virem estudar para Portugal, e vice-versa?
  • Para quem tem nos seus objetivos uma carreira internacional em Engenharia, há vantagens em estar já inscrito na Ordem do Engenheiros, que tipo de apoios pode o aluno/graduado ter nas suas congéneres internacionais?

 
Participaram nesta sessão Leonel da Cunha e Silva, delegado adjunto da Delegação Distrital de Braga, Pedro Arezes, Presidente da Escola de Engenharia da UMinho e Maribel Santos, Presidente do Conselho Pedagógico e Vice-Presidente da Escola de Engenharia. Joana Martins foi a moderadora desta sessão.
 
Reveja a sessão aqui 
 

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​