Instituições de ensino e investigação criam equipamento de proteção contra Covid-19

Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) estão a desenvolver um protótipo de viseiras de proteção para os profissionais de saúde e a recolher acetatos que serão utilizados nestes equipamentos.
O modelo desenvolvido será industrializado através de uma empresa especializada que se disponibilizou a construir o molde e a iniciar a produção em massa das viseiras.
Neste momento, o foco são duas soluções muito semelhantes, mas com aplicação e uso em ambientes distintos.
 
1 – A solução “Viseira_ARS_2020_03_25.STL” foi solicitada pela ARS-Norte e visa ser utilizada pelo pessoal clínico dos centros de saúde na triagem e identificação de novos doentes com o COVID-19.
2 – A solução “Viseira_HSA_2020_03_25.STL” foi solicitada pelo hospital de Santo António (HSA) e visa ser utilizada pelo pessoal clínico do hospital nos cuidados intermédios e intensivos.
 
Este novo modelo, mais robusto e seguro, vai substituir o que estava a ser produzido por estas entidades e que permitiu suprir rapidamente as necessidades dos profissionais de saúde.
Como este processo ainda vai demorar alguns dias até estar concluído, e considerando a urgente necessidade destes equipamentos nos hospitais para o combate à propagação do Covid-19, apela-se à participação de todos os interessados.
Nesta fase, está a ser realizado o levantamento dos equipamentos e materiais disponíveis. Assim, cada elemento participante deverá indicar no documento Excel as quantidades produzidas (para ser possível fazer a contabilidade de PLA a distribuir por cada elemento participante de modo re-estabelecer os stocks individuais).
Os elementos participantes poderão entregar os suportes produzidos em dois pontos de recolha:
– na portaria do edifício H do ISEP (deixando-os com o segurança) ou
– na portaria do INEGI (deixando-os com o segurança),
indicando claramente qual o modelo que está a entregar (modelo da ARS ou do HSA).
 
Para mais informações contactar através do e-mail job@isep.ipp.pt

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​