O futuro da Engenharia Civil em destaque na “Tarde Digital em Bragança”

Engenheiros em Bragança para debater e analisar novas tendências do futuro numa sessão conjunta entre o Colégio de Civil e a Delegação de Bragança

No passado dia 15 de setembro, decorreu na Escola Superior de Tecnologia e Gestão – ESTIG/IPB a “Tarde Digital em Bragança”.

Rafael Sobrinho Correia, Delegado Distrital de Bragança e Teresa Braga Barbosa, Coordenadora do Colégio de Engenharia Civil – Norte ressalvaram durante a sessão de abertura a importância das novas tecnologias para o futuro da Engenharia e dos Engenheiros.

Salientaram ainda que é preciso estar na “vanguarda da inovação para gerar impactos positivos no setor da construção”. A Engenharia Civil e o setor da construção projetam e constroem estruturas e infraestruturas duradouras, neste contexto, também a “estratégia digital deverá ser duradoura”, concluíram.

A tarde de sessões técnicas começou com o tema “Implementação do projeto BIM nos gabinetes de Engenharia”, a cargo dos oradores Paula Assis e Ricardo Figueira, da TOP Informática. Na sequência, João Barroso e Ivo Esteves, representantes da BIMMS – integrated engineering, abordaram a temática digitalização na construção, trazendo o caso prático do projeto e construção da Ulster University, campus de Belfast.

Já Miguel Azenha – Professor na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, abordou o tema Plataformas Digitais para os Processos de Licenciamento, com ênfase no Building Information Modelling (BIM). Paulo Ferreira – Coordenador da BIMSafety destacou os temas relacionados à Segurança na Construção com o BIM, em que mostrou a mudança do paradigma em deixar de ser encarado como apenas uma mudança tecnológica e de software para passar também a uma mudança de procedimentos.

José Carlos Lino, representante da BuildingSMART Portugal, encerrou o ciclo de sessões técnicas com o tema “Normas abertas de interoperabilidade BIM”, e enfatizou a abordagem universal para o projeto colaborativo, construção e operação de edifícios/infraestruturas com base em fluxos de trabalho e formatos abertos.

Após uma tarde técnica, com partilha de conhecimento entre oradores e participantes, Bento Aires, Presidente do Conselho Diretivo da OERN encerrou a “Tarde Digital em Bragança”, reconhecendo a importância da tema debatido e da iniciativa do Colégio de Civil na descentralização da Ordem e lembrou a importância da interação entre os engenheiros e a comunidade académica, também ela presente no evento.

Este evento foi organizado pela Delegação Distrital de Bragança e pelo Colégio de Engenharia Civil – Norte, com o objetivo de divulgar novas ferramentas digitais para Engenheiros Civis, numa visão estratégica de futuro que já é presente.

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​