“O modelo BIM pode valer mais que mil imagens”

A penúltima sessão deste Ciclo de sessões técnicas para engenheiros civis, organizado pelo Colégio de Engenharia Civil – Norte, recebemos os convidados Manuel Tender e Francisco Reis que abordaram o tema do “BIM e a digitalização da segurança na construção”.

 
 
Bento Aires, Coordenador Do Colégio de Engenharia Civil – Norte, foi o anfitrião desta sessão. Sobre esta, reforçou que “voltamos ao BIM, voltamos à digitalização da construção, mas hoje a nuance é clara, vamos falar da digitalização e da utilização do BIM na higiene e segurança no trabalho na construção”.
Francisco Reis fez o enquadramento sobre esta ferramenta. Neste sentido referiu que temos de olhar para o BIM “de uma forma muito simples, de como otimizamos os processos, como ganhamos eficiência, como somos melhores e naturalmente valorizar aquilo que é a nossa profissão”. Reforçou ainda que “hoje temos estas ferramentas e por isso temos de as aproveitar para resolver ou melhorar a nossa performance na construção”.
Manuel Tender falou-nos do projeto de investigação que está a ser desenvolvido sobre a digitalização da segurança na construção, notando que a “aplicação do BIM para a segurança na construção é uma ideia que no estrangeiro está consumada”. Durante a sua apresentação realçou a importância e as vantagens da ferramenta BIM nesta área da construção realçando que “o modelo BIM pode valer mais que mil imagens”.
No final houve ainda tempo para dar reposta às perguntas dos participantes desta sessão.
Saiba quais são as próximas sessões aqui
 
Reveja a sessão aqui

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​