OERN e FEUP assinalam Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável

Decorreu no passado dia 4 de março, na FEUP, a conferência “Contributos dos engenheiros para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, enquadrada nas comemorações do Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável. 
Esta conferência mostrou que os engenheiros nas suas diferentes especialidades estão alinhados na concretização de um futuro mais sustentável, e logo na sessão de abertura João Falcão e Cunha, Diretor da Faculdade de Engenharia da Faculdade do Porto (FEUP) lembrou o que a instituição tem apostado no que aos ODS diz respeito. Durante a sessão de abertura  Joaquim Poças Martins, Presidente da Ordem dos Engenheiros – Região Norte e José Araújo, Vice-Presidente da Associação de Estudantes da FEUP (AEFEUP) também tomaram da palavra lembrando a importância dos engenheiros na concretização dos ODS.
José Pimenta Machado, vice-presidente Agência Portuguesa do Ambiente, abordou o papel da Engenharia nos ODS, referindo a importância de Prevenção, Proteção e Acomodação no que diz respeito a medidas para combater as alterações climáticas (ODS 13). Referiu ainda vários exemplos de obras de Engenharia eficientes em Portugal como a Alimentação Artificial das Praias da Costa da Caparica, Intervenção de limpeza do fundo do Rio Tejo, Solução integrada no Rio Tinto, entre outros.
Ana Carla Madeira, coordenadora do Comissariado para a Sustentabilidade da FEUP, apresentou algumas das iniciativas desenvolvidas e em desenvolvimento, dentro da comunidade FEUP para alcançar a sustentabilidade dos ODS da ONU. Mais tarde, foi a vez de também os núcleos de estudantes reforçarem também as suas iniciativas pela voz de Manuel Lino, do Núcleo de Engenharia Química da FEUP e Gonçalo Gomes, do Núcleo de Engenharia Civil da FEUP em representação de todos os núcleos da faculdade.
O papel dos engenheiros e da Engenharia para o futuro sustentável no que se refere ao ODS 6 – Água e Saneamento, foi apresentado por Joaquim Poças Martins, que e«relembrou ainda que as soluções efetivamente existem precisam é de ser implementadas.
Carlos Afonso Teixeira, do Conselho Diretivo da OERN, reforçou a importância da OERN na resolução destes problemas, bem como a importância de todos os jovens engenheiros estarem inscritos na Ordem para terem um participação ainda mais ativa na prossecução deste objectivos. Já Maria João Teles Brochado Correia, coordenadora do Colégio de Engenharia do Ambiente OERN, abordou as iniciativas já desenvolvidas pelo colégio referentes aos ODS da ONU bem como as que estão agendadas para se realizarem durante este ano.
Por fim, foi a vez de os coordenadores dos departamentos de Engenharia da FEUP debaterem o tema dando também alguns exemplos de boas práticas já adotadas.
Há Engenharia no desenvolvimento sustentável. Há Engenharia no futuro. Há Engenharia em tudo o que há.

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​