OERN triplica atividade em 2020

Mais de 10 mil inscritos em atividades promovidas pela Ordem dos Engenheiros – Região Norte durante o ano de 2020. Do presencial para o online, a OERN reinventou-se, adaptou-se e foi ao encontro das expectativas e necessidades do seus membros.

 
A Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN) fecha o ano de 2020 com o maior índice de participação de sempre em ações promovidas pela OERN.
Após um arranque auspicioso em Janeiro, com o último evento do presencial que a OERN promoveu em 2020, o Encontro Norte – Portugal Galiza, o mundo confinou e a Ordem também. No início de março a transição do formato presencial para o digital fez-se de forma célere e absolutamente irrepreensível.  A OERN reinventou-se, e criou novos conteúdos, novas plataformas digitais de formação, novas sessões técnicas, conferências online, Engenho, atribuição dos Prémios Melhor Estágio Norte, entre outras atividades que conferiram a ano 2020 o melhor ano de sempre em termos de participações e atividades da OERN.
 

Atividades em Geral

 
Ao longo do ano de 2020 foram vários os eventos e sessões técnicas organizadas pelo Conselho Diretivo, pelos colégios, e pelas delegações distritais da Ordem dos Engenheiros – Região Norte. São exemplos o “Engenho 2020“, o “Prémio Melhor Estágio Norte“, conferências “Há Engenharia fora da Caixa“, sessões técnicas de várias especialidades, entre muitas outras atividades.
No total foram mais de 10 200 inscritos nas 53 as atividades realizadas ao longo de 2020. Face a 2019 este número representa um crescimento de 129% no interesse dos membros pelas atividades da OERN.
Dos relatórios realizados a partir dos inquéritos de satisfação dos participantes nestas atividades, destaque para o que dizem ter sido “uma oferta tem sido abrangente” realçando “a organização, os temas e qualidade dos oradores”. das ações. Para além disso os participantes consideram que a OERN “deve continuar com sessões de apoio do género, porque são de valor inestimável para os profissionais” notando ainda o “excelente trabalho da OERN na oferta de formação e sessões técnicas online”.
 

 

Formação

 
No que diz respeito à formação OERN foram realizadas 45 ações de formação em 2020 sendo que apenas 8 delas se realizaram em regime presencial e 37 em regime online, num total de 658 horas de formação, com cerca de 4 mil os inscritos para participarem nas mesmas.
Isto representa um aumento de 123% de inscritos em relação ao mesmo período do ano anterior.
De realçar também a pertinência deste plano de formação sobre a qual os participantes que referiram: “a formação à distância permite-nos, com custos muito menores, assistir a cursos de qualidade”, realçando a excelência dos mesmos, bem como o dos formadores, “excelente curso e formador”. Para além disso os participantes também refeririam que é de “louvar a OERN pela iniciativa da formação muito útil no nosso âmbito de trabalho”.
 
 

Redes Socias

 
Facebook, Linkedin, Instagram e Youtube são as redes socias onde a OERN tem presença e que durante o ano de 2020 também tiveram um crescimento acentuado. O número de seguidores aumentou em todos estes canais sendo que a taxa de crescimento do Facebook, Linkedin e Instagram foi de 9%, 49% e 55%, respetivamente, em comparação com o ano de 2019.

Relativamente ao YouTube este também teve um elevado número de acessos e visualizações, uma vez que a maioria das atividades realizadas online, foram disponibilizadas, posteriormente, neste canal. Assim foram disponibilizados 62 novos vídeos no canal da OERN, sentido o vídeo com maior número de visualizações foi relativo ao “Workshop de cibersegurança”, realizado a 20 de maio.
 

Plataforma de Notícias HaEngenharia.pt

 
A plataforma de Notícias da OERN noticias.test, que tem como principal objetivo ser um espaço de notícias e conteúdos digitais de amplo espetro e que possam chegar ao membros e sociedade de civil de forma mais abrangente, teve um crescimento em 2020  notório.
Tendo este um aumento da taxa de utilizadores de 166,76% relativamente ao ano anterior. Pela análise do gráfico também é percetível o seu aumento significativo a partir de março.

 
Durante este ano foram feitas mais 600 publicações nesta plataforma, sendo que as que obtiveram um maior número de visualizações foram as notícias: “Abertas as inscrições para a formação à distância”, “Artigo Técnico para a Indústria da Construção” e “Engenho 2020”.
 

Portal OERN

 
O site oficial da OERN também apresenta resultados positivos ao longo deste ano face ao ano anterior, foi observado um crescimento de 27,48%, tal como se pode observar no gráfico seguinte.

 

Plataforma de Agenda da OERN: HaEngenhariaEmAgenda.oern.pt

 
No dia 16 de julho foi inaugurada uma nova plataforma HaEngenhariaemAgenda.pt criada para divulgar as centenas de formações online disponibilizadas pela OERN. Ao longo de cinco meses foram mais de 13 mil os utilizadores que acederam a esta e plataforma e que visualizaram o seu conteúdo cerca de 166 500 vezes.
 

Sala Virtual da Formação: HaFormaçao

 
Lançada após o início da Pandemia, a OERN dispõe agora de uma sala virtual de formação, na qual quase todos os dias decorrem formações específicas e transversais para Engenheiros.

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​