Os nossos homenageados 2018

Ângelo Paupério
Co-CEO da Sonae
Embora seja mais conhecido como co-CEO da Sonae, Ângelo Paupério é, em primeiro lugar, engenheiro Civil. Após ter concluído a licenciatura na FEUP, em 1982, ingressa na Tecnopor (Engenharia Civil), transitando para a EDP, em 1984. O seu trabalho e o facto de em 1988, ter sido o melhor aluno no Mestrado em Gestão de Empresas, não passou despercebido ao Grupo liderado por Belmiro de Azevedo. Em 1989 é convidado para trabalhar na Sonae. Desde então foi crescendo dentro do Grupo e em março de 2015, após a saída de Belmiro de Azevedo de todos os órgãos sociais da Sonae, assume o cargo de co-CEO, repartindo a presidência da comissão executiva com Paulo Azevedo.
É professor convidado de Política de Negócios na Escola de Gestão do Porto e Presidente do Conselho de Administração da APGEI – Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial. E hoje recebe a homenagem da OERN.
 
António M. Cunha
Professor Catedrático e Ex Reitor da Universidade do Minho
Uma carreira que se traduz em mais de 30 anos dedicados ao ensino, à investigação e à promoção da nossa Engenharia por todo o mundo. Medalha de mérito científico pelo “papel fundamental desempenhado no desenvolvimento do sistema de ensino superior e científico em Portugal”. Foi Reitor da Universidade do Minho e Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.
Nascido em Braga, em 1961, licenciou-se em Engenharia de Produção e, em 1984, doutorou-se em Ciência e Engenharia de Polímeros.
É membro do conselho editorial de diversas revistas, tais como Journal of Applied Polymer Science e Archives of Materials Science and Engineering. Integrou os comités científicos do Council on Materials Education (EUA) e da POLYCHAR – World Forum on Advanced Materials (EUA). Foi coordenador nacional da área EDAM (Engineering design and advanced manufacturing) do Programa MIT-Portugal. Membro da OE desde 1987 é, este ano, homenageado pelo seu percurso, carreira e pelo prestígio que traz à Engenharia.
 
José Ramos
Presidente & CEO Toyota Caetano Portugal
Presidente Salvador Caetano Indústria
Licenciado em Engenharia Metalúrgica, pela FEUP, José Ramos entrou para a Salvador Caetano com apenas 22 anos, em 1968, ano da chegada a Portugal da Toyota. Começou por trabalhar na empresa de fabrico dos autocarros Salvador Caetano (agora CaetanoBus) e até 1975 foi assistente de Salvador Fernandes Caetano, fundador e à data Presidente do Conselho de Administração do Grupo Salvador Caetano.
Acumula ainda vários cargos no Grupo Salvador Caetano, das quais se destacam a Presidência da Salvador Caetano Indústria, da CaetanoBus e da Salvador Caetano África.
Voz ativa na indústria automóvel, José Ramos assumiu a presidência da ACAP – Associação Automóvel de Portugal – entre 2007 e 2013, e em 2002 é nomeado Cônsul Honorário do Japão. Entre outras distinções é Prémio Kaizen 2018, Medalha de Mérito Municipal Ouro atribuída pelo Município de Ovar, e Medalha de Ouro da Cidade de Vila Nova de Gaia. Junta agora a estas distinções a homenagem da Ordem dos Engenheiros – Região Norte.
 
Vítor Abrantes
Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil
Após 45 anos dedicados ao ensino, investigação e exercício da profissão, Vítor Abrantes lecionou a última aula na FEUP no final do mês de maio. Este ano é também homenageado pela OERN, pela sua carreira e contributo para a formação de tantos dos nossos Membros.
Vítor Abrantes licenciou-se em Engenharia Civil na FEUP em 1972, e está inscrito na Ordem dos Engenheiros desde 1973. Concluiu o Doutoramento em 1984, sob o tema “Análise Numérica e Experimental do Comportamento Térmico de Coberturas com Desvão”. É hoje um dos ilustres membros conselheiros desta associação profissional.
Ao longo da sua carreira, Vítor Abrantes assumiu na FEUP diversas funções executivas e de gestão, entre as quais a de Diretor da Secção de Construções Civis (1984-2000) e a de Diretor de Cursos de Mestrado e Doutoramento em Engenharia Civil.

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​