Perspetivas futuras da metalurgia em debate na OERN

O Colégio de Engenharia de Materiais – Norte organiza uma sessão no próximo dia 25 de julho, às 18h00, na OERN, sobre as perspetivas futuras da metalurgia na Europa e no mundo

Nesta sessão será apresentado o passado, presente e futuro da Metalurgia: em direção a uma Metalurgia sustentável” por José M. Torralba, Professor de Ciência e Engenharia de Materiais, Universidade Carlos III de Madrid. Diretor do Instituto IMDEA Materials.

Qual o papel que a metalurgia desempenhou no desenvolvimento tecnológico de nossa civilização como a conhecemos? Como a metalurgia está ligada às chamadas tecnologias verdes? Como a metalurgia está relacionada com desenvolvimento de novas formas de geração de energia? Quais os desafios mais significativos que a metalurgia enfrenta hoje? Quais ferramentas que a metalurgia tem para enfrentar os desafios relacionados com o desenvolvimento sustentável? Que futuro aguarda a metalurgia como indústria? Qual o papel que a metalurgia pode desempenhar na conversão de seu setor em direção a um mundo mais sustentável?

Esta palestra tem como objetivo responder a essas perguntas, passando por alguns marcos históricos da metalurgia, apresentando os problemas enfrentados pela tecnologia, que estão intimamente ligados aos desafios verdes, e apontando o caminho que a Metalurgia deve seguir para se alinhar com eles.

PROGRAMA

18H00 Palestra

José M. Torralba – “O estado da arte e o futuro da Metalurgia”

19H00 Mesa Redonda

Paulo Barradas, Mecwide

Alexandra Feliz, O Feliz 

Manuel Oliveira, Star Institute

ORADORES

José M. Torralba: Professor de Ciência e Engenharia de Materiais no Departamento de Ciências e Engenharia de Materiais da Universidade Carlos III de Madrid (UC3M) e Diretor do IMDEA Materials Institute. Líder do Grupo de Tecnologia de Pó (UC3M) e do grupo de Tecnologias Sustentáveis ​​de Pó (IMDEA Maerials). Fellow nas duas mais importantes associações de Metalurgia do Pó do mundo: FAPMI e FEPMA (primeiro europeu a ser Fellow ao mesmo tempo na Europa e EUA). Medalha de Ouro FEM. Ivor Jenkins (IOM3) Medalha de Ouro. Participou em mais de 80 Comitês Consultivos Internacionais em Conferências Internacionais, em cerca de 35 projetos com financiamento competitivo (entre os quais cinco projetos da UE e um projeto da NSF-EUA) e em vários painéis de avaliação de pesquisa (incluindo os Programas-Quadro de Pesquisa da UE), alguns dos quais que em Israel e na Nova Zelândia.

Paulo Barradas: formou-se em 2003 em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Iniciou o seu percurso profissional na TPF Planage, uma empresa de consultoria na área de engenharia e, posteriormente, participou, na qualidade de Site Manager, na construção de diversos Pipelines na Península Ibérica. Em 2007, tornou-se Diretor de Unidade de Negócio – Gas Pipeline Construction, sendo responsável por projetos a nível Ibérico, executando diversos projetos de centenas de quilómetros de vários diâmetros. Teve a oportunidade de desenvolver, com a restante equipa, procedimentos de soldadura “Mechanized Welding” e de soldadura em carga para Hot-Tapping.
Em 2012, a Mecwide entra na vida de Paulo e mantém-se assim até aos dias de hoje. Começou por desempenhar funções de Chief Operating Officer e, atualmente, é Executive Board Member integrando o Comité Executivo e o Conselho de Administração. Sempre com um foco no desenvolvimento de negócio internacional levou a cabo vários desafios relacionados com o crescimento e diversificação da empresa. Ao nível do Comité Executivo coordena hoje, com a sua equipa, várias unidades de suporte e unidades de negócio com operações em diversos países.

Manuel Oliveira: é Engenheiro de Materiais e Metalúgica. Entre muitas outras funções é Chief Technical Officer da Seapower – associação para o desenvolvimento da economia do mar, e também da STAR Institute -Associação de Investigação, Ciência e Tecnologia Aplicadas, foi Head of Production Engineering and Tests Area e Strategy & Development Unit Manager – Engineering, Prototypes and Tests, no CEIIA-CE – Centro para a Excelência e Inovação na Industria Automóvel

Alexandra Feliz: Delegada Adjunta Distrital de Braga da OERN e Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros desde 2015.

Licenciada em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), opção de estruturas, em 2005. Em 2005 iniciou a sua carreira profissional como projetista de estruturas no gabinete de projetos ETEC Lda, sob a orientação do Eng.º José Mota Freitas. Em 2006 concluiu a Pós Graduação em Construção Metálica e Mista, 1ª Edição, na Universidade de Coimbra. Em 2015 concluiu a Pós Graduação em Internacionalização, 1ª Edição, da PBS-Porto Business School.

Membro da Comissão Técnica Portuguesa de Normalização CT182-Execução de Estruturas Metálicas (IPQ- Instituto Português da Qualidade). Membro da Comissão Técnica Europeia TC9 –Manufacturing and Erection Standards (ECCS- European Convention for Constructional Steelwork).

Em 2009 iniciou funções de Business & Project Manager na empresa O Feliz Metalomecânica, S.A.. Em 2021 assumiu o cargo de Diretora da Unidade de Negócios da Construção Metálica da O Feliz Metalomecânica, S.A.

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​