Poças Martins preside ao Grupo de Trabalho para a construção da Ala Pediátrica do Hospital de S. João

Joaquim Poças Martins, Presidente do Conselho Directivo da Ordem dos Engenheiros – Região Norte e em representação da Ordem dos Engenheiros,  preside ao Grupo de Trabalho que irá estabelecer os critérios para selecionar o conjunto de empresas habilitadas para a construção da Ala Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário São João. Este Grupo de trabalho inclui também elementos da Administração Central dos Sistemas de Saúde (ACSS) da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) e do Centro Hospitalar Universitário São João.
Face da urgência da construção da Ala Pediátrica, a Lei do Orçamento de Estado para 2019 autoriza o Centro Hospitalar Universitário São João, EPE, a recorrer ao procedimento de ajuste direto na contratação da empreitada. No entanto, por razões de transparência e de defesa do superior interesse público,  o Centro Hospitalar Universitário São João, EPE entendeu constituir um Grupo de Trabalho que pudesse estabelecer os critérios para selecionar o conjunto de empresas habilitadas para uma empreitada com esta complexidade técnica, para serem convidadas a apresentar propostas para a sua execução.
O Grupo de Trabalho teve a sua primeira reunião na semana passada e finalizará a seleção das entidades, previamente à data de conclusão do processo de revisão do projeto de arquitetura, evitando-se assim qualquer atraso ou demora.
Com a coordenação deste grupo por um representante da Ordem dos Engenheiros pretende-se assegurar não apenas total transparência do processo, como o aumento do rigor nas decisões técnicas.

O projeto de arquitetura da Ala Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário São João foi hoje entregue pela empresa ‘Aripa Arquitectos’. Seguem-se as fases de revisão técnica e adjudicação da empreitada que vão tornar possível o início obra até ao final de 2019.  O projeto apresentado corresponde à construção de um edifício funcional, adaptado aos cuidados multidisciplinares de elevada diferenciação prestados a crianças e adolescentes com doença complexa, na região Norte. Reflete também a complementaridade na prestação de cuidados em pediatria com outros hospitais públicos, nomeadamente o Centro Materno-Infantil do Norte/Centro Hospitalar do Porto e o Instituto Português de Oncologia do Porto.
O projeto será agora remetido para os Ministérios da Saúde e das Finanças, assim como para a entidade que fará a sua revisão técnica, limitando eventuais erros ou omissões, de acordo com as exigências legais em vigor. Esse trabalho de revisão foi já adjudicado a uma entidade competente para o efeito, que demorará 45 dias na sua execução.
Em face da urgência da construção da Ala Pediátrica, a Lei do Orçamento de Estado para 2019 autoriza o Centro Hospitalar Universitário São João, EPE, a recorrer ao procedimento de ajuste direto na contratação da empreitada. No entanto, por razões de transparência e de defesa do superior interesse público, entendeu-se constituir um Grupo de Trabalho que pudesse estabelecer os critérios para selecionar o conjunto de empresas habilitadas para uma empreitada com esta complexidade técnica, para serem convidadas a apresentar propostas para a sua execução.
 

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​