Programa 3Muri apresentado na OERN

Avaliação Sísmica em edifícios de alvenaria, foi o tema abordado naquela que foi a terceira sessão do Ciclo de Sessões Técnica para engenheiros Civis, organizada pelo Colégio de Engenharia Civil – Norte.

 
Coube a Manuela Mesquita, Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros – Região Norte, iniciar e moderar esta sessão relembrando também “que esta é um tema de elevada importância, especialmente, para os engenheiros civis”.
Rita Bento introduziu o tema relembrando que o risco sísmico “depende de três fatores, perigosidade, exposição e vulnerabilidade. A vulnerabilidade dos edifícios de alvenaria foi exatamente o tema abordado nesta sessão referindo que “o estudo do que aconteceu nos sismos passados é essencial para serem encontradas soluções” e que “os edifícios construídos com pedras e argamassa de má qualidade são uma fonte muito significativa dos danos totais”.
Para além disso abordou também a legislação existente ao longo dos anos, bem como a metodologia a utilizar na avaliação e reabilitação de edifícios.
Relativamente ao Programa 3Muri, Ana Simões referiu que este tem duas versões “uma de investigação e uma outra comercial” e abordou também quais as principais ferramentas deste programa. Para além de todas as suas funcionalidades, Ana Simões, destacou a importância da análise de sensibilidade que “tem muito interesse uma vez que permite melhorar o comportamento estrutural do edifício”.
Notou ainda que o programa pode ser descarregado em www.3muri.com
No final houve ainda tempo para dar reposta às perguntas dos participantes desta sessão.
Consulte a apresentação aqui 

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​