Projeto de Engenharia vence prémio internacional de ideias amigas do ambiente

A start-up eCO2Block venceu a final internacional do ClimateLaunchpad que é a maior competição de ideias de negócio amigas do ambiente, que em Portugal é promovida pelo UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto
O  João Castro Gomes, Engenheiro Civil e professor do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA) e o estudante de doutoramento da UBI, Pedro Humbert  são os autores deste projeto que pretende criar blocos para a construção civil com resíduos industriais, dióxido de carbono e água não potável.
Assim pretendem reduzir a utilização de recursos naturais, obter um processo de fabrico 10 vezes mais rápido e 45% mais barato relativamente à opção tradicional com cimento. A ideia, que resulta de um projeto de investigação da Universidade da Beira Interior, foi distinguida com o galardão “Sustainable Production Systems” no valor de cinco mil euros e foi a grande vencedora do ClimateLaunchpad, o que lhe valeu a entrada direta para o programa de aceleração do Climate KIC e um prémio monetário de 10 mil euros.
O  ClimateLaunchpad uma iniciativa da Comissão Europeia, distingue ideias de negócio cleantech – relacionadas com energias renováveis, eficiência energética, agricultura, água, transportes e tecnologia industrial.
Naquela que é a maior competição mundial de ideias de negócio com base em tecnologias ambientalmente sustentáveis ligadas ao clima, a equipa dos dois elementos da Universidade da Beira Interior venceu a sua quinta edição, tendo o prémio sido entregue no dia 2 de Novembro na final internacional na Escócia.

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​