Projeto do INESC TEC pretende reduzir uso de pesticidas em vinhas

Há Engenharia no robô inovador que pretende reduzir uso de pesticidas em vinhas, desenvolvido pelo INESC TEC.

 
INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência vai desenvolver um robô inovador para realizar o controlo e manutenção da vegetação na linha e entre linha da vinha/olival, que posteriormente será testado num piloto de larga escala temporal. A iniciativa faz parte do projeto europeu NOVATERRA, que pretende garantir uma maior segurança alimentar, promovendo o acesso a alimentos saudáveis e minimizando o impacto do uso de pesticidas no ambiente.
Este piloto será realizado em duas áreas vitivinícolas da Península Ibérica, propriedades das empresas Sogrape Vinhos S.A. e da Terras Gauda. “O uso de robôs com alfaias inovadoras  – no controlo e manutenção da vegetação na linha e entre linha da vinha/olival –  permitirá reduzir o uso de produtos fitofarmacêuticos, reduzir a compactação do solo, promover uma melhor qualidade do solo, aumentar a disponibilidade de recursos existentes nas quintas para outras operações relevantes, e fomentar os enrelvamentos das vinhas com claros benefícios para a vinha e atividades de turismo”, detalha Filipe Neves dos Santos, investigador do INESC TEC.
Através de uma série de casos de estudo em contexto de olivais e vinhas na região do Mediterrâneo, o projeto NOVATERRA visa desenvolver e testar um conjunto de estratégias integradas e sustentáveis, e de técnicas economicamente viáveis, para diferentes sistemas de cultivo. Pretende-se, deste modo, eliminar ou reduzir significativamente o uso e o impacto negativo de produtos fitofarmacêuticos (também conhecidos como pesticidas).
As soluções previstas serão alinhadas com as necessidades atuais do mercado e dos consumidores, a legislação europeia atual e futura, bem como com as diversas capacidades de investimento dos agricultores e produtores nas regiões mediterrânicas.
O projeto será igualmente adaptado a diferentes regiões edafoclimáticas, permitindo aos agricultores melhorar as suas estratégias de gestão integrada de pragas, para proteger as vinhas contra o míldio e o oídio, a podridão cinzenta e a traça da uva, bem como proteger os olivais contra a olho de pavão, a mosca da fruta, a traça da oliveira ou a a cochonilha negra.
Liderado pelos espanhóis do Institut de Recerca i Tecnologia Agroalimentaries (IRTA), o consórcio NOVATERRA o “(Integrated novel strategies for reducing the use and impact of pesticides, towards sustainable mediterranean vineyards and olive groves”) é constituído por 19 entidades, incluindo especialistas de seis países (Espanha, Portugal, França, Itália, Grécia e Bélgica) com diferentes perfis, que irão criar, desenvolver, testar e explorar as diferentes soluções.
Em Portugal fazem parte do consórcio o INESC TEC, o Instituto Politécnico de Bragança, a APPITAD – Associação Dos Produtores em Proteção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro, e a Sogrape Vinhos.
 
Fonte: Notícias UP
 

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​