Remoção de amianto nas construções debatida em Braga

11 Novembro, 2021

Sob o tema de Remoção de amianto nas construções, decorreu na passada quarta-feira, 10 de novembro, a sessão técnica promovida pela delegação de Braga da Ordem dos Engenheiros. Esta sessão marcou o regresso em formato presencial às atividades promovidas pela OE Braga.

 

O delegado adjunto da OE de Braga, Leonel da Cunha e Silva, fez as honras de abertura da sessão, fazendo um enquadramento histórico do aparecimento do amianto e as utilizações que foi tendo ao longo dos anos.

Por parte do ACT esteve presente a Inspetora Inês Parreira, que trouxe uma visão legal sobre o enquadramento das normas a aplicar na fiscalização e remoção de locais que contenham amianto.

Com uma visão mais técnica, tivemos a intervenção de Maria João Morais, abordando temas como os modos de proteção quando os trabalhadores removem amianto, falou igualmente do papel das empresas para que tudo seja respeitado e os trabalhadores possam efetuar este tipo de trabalhos em segurança.

O debate com a plateia presencial e online foi animado, tendo os participantes colocado questões pertinentes aos oradores. Pretende-se que este seja o arranque de mais sessões promovidas pela OE Braga.

No final para encerrar os trabalhos, tivemos a intervenção do coordenador regional do colégio de engenharia civil, Bento Aires, que evidenciou a importância deste tipo de sinergias entre OE, entidades e empresas.

 

Reveja a sessão aqui