Renovado o sucesso do BIM Trends and Innovation no ISEP

Notícia 16 Dezembro, 2019

A Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN) foi parceira da 4ª Edição da da conferência BIM Trends and Innovation (BIMTI 2019), organizada pelo grupo académico ISEPBIM, do Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia do Porto (DECISEP). Em representação da OERN esteve Bento Aires, coordenador do Colégio de Engenharia Civil – Norte. 

À semelhança das edições anteriores, o evento teve como principal objetivo promover e disseminar a metodologia Building Information Modelling (BIM) junto das comunidades técnica e académica, incorporando as mais recentes tendências e inovações neste domínio, e deste modo incentivando a modernização das empresas portuguesas do setor AECO. O evento juntou cerca de 250 pessoas, tendo um programa, com uma seleção rigorosa da temática e dos oradores, excedendo as expectativas.

Para o efeito, na presente edição, foram convidados diversos especialistas internacionais de empresas de renome, nomeadamente, BuroHappold, Forster&Partner, SWECO Norway ou INFRABIM — entre outras— e personalidades nacionais como Pedro Vaz (Presidência da República Portuguesa), entre outras.

O programa do evento incluiu três partes, com destaque para a sessão da abertura com a abordagem às questões legais do BIM e o impacto da ISO19650 e mais duas sessões técnicas, tendo como base as metodologias BIM, sendo a primeira direcionada para as experiências europeia e a sustentabilidade e a segunda para as novas áreas emergentes, como o recurso ao GIS para as áreas urbanas, o BIM para os edifícios históricos e patrimoniais e o BIM-NZEB.