Plataforma Notícias Ordem Engenheiros Região Norte - [Artigo de Opinião] “Os engenheiros de Telecomunicações e Informática têm um papel fulcral no desenvolvimento de um mundo mais seguro”

[Artigo de Opinião] “Os engenheiros de Telecomunicações e Informática têm um papel fulcral no desenvolvimento de um mundo mais seguro”

Artigo de Opinião 22 Outubro, 2020

Artigo de opinião por… Lara Pinto, Presidente do Núcleo de Estudantes de Engenharia de Telecomunicações e Informática da UMinho (NETIUM)

 

Os tempos que enfrentamos atualmente não são propriamente os mais fáceis e cabe a cada um de nós tentar fazer o seu melhor de forma a contribuir para um futuro mais risonho. Acredito que a Engenharia de Telecomunicações e Informática será bastante útil nessa missão, pois pode contribuir com o desenvolvimento de diversas ferramentas capazes de atenuar, controlar e ajudar a agir de forma preventiva na situação atual de pandemia que vivemos.

A Engenharia de Telecomunicações e Informática será bastante útil pois pode contribuir com o desenvolvimento de diversas ferramentas para atenuar, controlar e agir de forma preventiva na situação atual de pandemia

A Engenharia de Telecomunicações e Informática engloba diferentes áreas, como a informática, a eletrónica e as telecomunicações, que podem, cada uma delas, ser uma mais-valia no desenvolvimento dessas soluções. Não só de forma individual, mas sobretudo quando conjugadas. E é essa a mais-valia dos engenheiros de telecomunicações e informática com o nosso percurso académico: a união das três áreas num plano de estudos único e coerente.

Com as competências conjuntas destas áreas podemos, por exemplo, não só desenhar e criar equipamentos eficazes na desinfeção, mas também as aplicações informáticas que ajudam a monitorizar esses equipamentos e os processos a eles associados e que são fulcrais no combate à pandemia. Um outro exemplo é a utilização dos mais variados tipos de sensores, que quando interligados por comunicações a sistemas aplicacionais, permitem a recolha e tratamento de dados úteis no combate ao vírus. A investigação que está sendo realizada nestas áreas pode ter um papel importante no desenvolvimento de soluções inovadoras e eficazes no combate da pandemia atual, deixando o nosso país mais bem preparado para situações futuras.

As aplicações informáticas que ajudam a monitorizar equipamentos e os processos a eles associados e que são fulcrais no combate à pandemia

Os futuros e os atuais engenheiros de Telecomunicações e Informática podem, pelos motivos referidos, ter um papel fulcral no desenvolvimento de soluções que contribuam para um mundo mais seguro, dinâmico e eficiente.

Todas as Engenharias têm um papel, cada uma na sua área, essencial no caminho para um mundo mais saudável.