[Artigo de Opinião] “Os engenheiros de Telecomunicações e Informática têm um papel fulcral no desenvolvimento de um mundo mais seguro”

Artigo de opinião por… Lara Pinto, Presidente do Núcleo de Estudantes de Engenharia de Telecomunicações e Informática da UMinho (NETIUM)

 
Os tempos que enfrentamos atualmente não são propriamente os mais fáceis e cabe a cada um de nós tentar fazer o seu melhor de forma a contribuir para um futuro mais risonho. Acredito que a Engenharia de Telecomunicações e Informática será bastante útil nessa missão, pois pode contribuir com o desenvolvimento de diversas ferramentas capazes de atenuar, controlar e ajudar a agir de forma preventiva na situação atual de pandemia que vivemos.

A Engenharia de Telecomunicações e Informática será bastante útil pois pode contribuir com o desenvolvimento de diversas ferramentas para atenuar, controlar e agir de forma preventiva na situação atual de pandemia

A Engenharia de Telecomunicações e Informática engloba diferentes áreas, como a informática, a eletrónica e as telecomunicações, que podem, cada uma delas, ser uma mais-valia no desenvolvimento dessas soluções. Não só de forma individual, mas sobretudo quando conjugadas. E é essa a mais-valia dos engenheiros de telecomunicações e informática com o nosso percurso académico: a união das três áreas num plano de estudos único e coerente.
Com as competências conjuntas destas áreas podemos, por exemplo, não só desenhar e criar equipamentos eficazes na desinfeção, mas também as aplicações informáticas que ajudam a monitorizar esses equipamentos e os processos a eles associados e que são fulcrais no combate à pandemia. Um outro exemplo é a utilização dos mais variados tipos de sensores, que quando interligados por comunicações a sistemas aplicacionais, permitem a recolha e tratamento de dados úteis no combate ao vírus. A investigação que está sendo realizada nestas áreas pode ter um papel importante no desenvolvimento de soluções inovadoras e eficazes no combate da pandemia atual, deixando o nosso país mais bem preparado para situações futuras.

As aplicações informáticas que ajudam a monitorizar equipamentos e os processos a eles associados e que são fulcrais no combate à pandemia

Os futuros e os atuais engenheiros de Telecomunicações e Informática podem, pelos motivos referidos, ter um papel fulcral no desenvolvimento de soluções que contribuam para um mundo mais seguro, dinâmico e eficiente.
Todas as Engenharias têm um papel, cada uma na sua área, essencial no caminho para um mundo mais saudável.
 

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​