Sessão técnica sobre a relação das árvores com impermeabilização dos solos

O Colégio de Engenharia Florestal – Norte organiza uma sessão técnica no próximo dia 23 de fevereiro, para analisar as dificuldades de convivência das árvores com opções que contribuam para a impermeabilização dos solos.

As árvores são os elementos estruturantes dos espaços verdes, concedendo benefícios ambientais, ecológicos, paisagísticos, psicológicos e de conforto emocional que aumentam proporcionalmente com a sua dimensão. Assim, árvores de grande porte constituem pontos  fulcrais, devendo as intervenções de requalificação procurar valorizar a sua condição global. Sucede que em diversas tentativas de tornar áreas verdes mais aprazíveis à circulação, são omitidos aspetos de natureza biológica da vegetação. A não consideração desses fatores frequentemente inviabiliza a existência de árvores em boas condições fitossanitárias ou de segurança e de certo modo contribui para a descaraterização de espaços que se pretendem verdes.

Assim, serão discutidas soluções técnicas e economicamente viáveis, que possibilitem a convivência da árvore com a infraestrutura urbana.

Orador: Luís Miguel Pontes Martins

Professor Auxiliar e Diretor do Mestrado em Engenharia Florestal da UTAD. É sócio e técnico da TREE PLUS Spin-off UTAD, que elabora inventários florestais, estudos de diagnóstico e de avaliação de riscos em florestas urbanas e projetos de arquitetura paisagista.

Data: 23 de fevereiro
Horário: 17h30
Local: Sede OERN

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​