Solução para resíduos são os novos Engenheiros do Ambiente

Há futuro para os recém-licenciados no setor dos resíduos. Esta foi a principal conclusão da sessão técnica “O Futuro e os Resíduos”,  que decorreu no passado dia 14 de Novembro, na sede da OERN.
Carlos Afonso Teixeira, a Coordenador do Colégio de Engenharia do Ambiente – Norte e Soraia Taipa, Coordenadora do Grupo Young Professionals Group conduziram o debate apresentando possíveis soluções inovadoras para o futuro da recolha dos resíduos utilizando as tecnologias como Urban Mining (prática de extrair metais e materiais valiosos dos REEE, como telemóveis, tablet, computadores, entre outros), e Blockchain (no âmbito da moeda virtual Bitcoin, é a estrutura de dados que representa uma entrada de contabilidade financeira ou um registo de uma transação).
Estas são algumas das soluções do futuro que começam agora a surgir, e Carlos Afonso Teixeira acredita “que são jovens recém-licenciados que irão encontrar mais e melhores soluções para este problema a nível mundial”. Os dois oradores lembraram, durante as suas intervenções que o mundo mudou, e os problemas dos resíduos também mudaram nos últimos anos. Hoje em dia o foco de intervenção passa pelas soluções de valorização dos resíduos, combate ao detrito marinho e desperdício alimentar.
Esta foi mais uma sessão muito participada, o que manifestamente atesta o interesse dos nossos engenheiros, sobretudo na área de ambiente, sobre estas temáticas.
 

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​