[Fotogaleria] Tecnologia e Digitalização reuniu especialistas a debater a Engenharia do futuro

Evento 28 Outubro, 2019

Mais de 500 engenheiros estiveram no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões onde os principais players das empresas que trabalham nas novas tendências da Tecnologia, Empreendedorismo e Digitalização marcaram presença.

O futuro da tecnologia, as tendências e caminhos da digitalização e a construção do futuro estiveram em grande destaque no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões durante a 3ª edição do Engenho 2019, que este ano trouxe mais de 500 engenheiros de diferentes gerações para ouvir oradores de excelência.

Coube a Joaquim Poças Martins, presidente da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN) conduzir a sessão de abertura, lembrando que no futuro serão os engenheiros a encontrar soluções para as alterações climáticas apoiados na sustentabilidade e economia circular. Também Carlos Mineiro Aires, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, participou nesta sessão de abertura e relembrou que o mundo mudou e os engenheiros têm de se adequar a essas mudanças.

O painel sobre Tecnologia contou com a participação de João Paulo Oliveira, administrador da The Navigator Company, Marco Costa, general manager da Talkdesk, Rui Cordeiro, CEO da Critical TechWorks, Amaral Oliveira, CFO da Flow (mobilidade inteligente Galp) e Carlos Guimarães, CEO adidas Portugal. A moderar o debate deste painel esteve Pilar Baylina, Vice-presidente da OERN. Das diversas conclusões e partilhas destes oradores, foi clara a mensagem que, num futuro muito próximo haverá, nestas empresas, muitas oportunidades para Engenheiros, mas que as oportunidades serão maiores para aqueles que tenham mais skills e mais diversificadas.

E muitas destas skills estão intimamente ligadas à transformação digital aos desafios dos novos tempos, tal como afirmou António Cunha, professor Universidade do Minho,  que abriu o segundo painel dedicado à digitalização. Neste painel também fizeram parte Clara Gonçalves, ex-diretora da UPTEC e Sérgio Silva, CEO da CyberS3c que simulou um ataque informático aos telemóveis de todos os participantes. A moderação deste debate sobre tendências e caminhos esteve a cargo de Raul Vidal e Borges Gouveia, membros do Conselho Diretivo da OERN.

A sessão da tarde iniciou-se com o painel de construção no futuro. Paulo Lourenço, professor Universidade do Minho, António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais, António Monteiro, managing partner da A400, João Poças Martins, professor FEUP e Ana Pires, astronauta-análogo, cientista convidada ISEP/INESCTEC, foram os especialistas escolhidos para debaterem este tema, cujo debate foi conduzido por Manuela Mesquita, membro do Conselho Diretivo da OERN.

A fechar o dia os colégios da OERN, representados pelos seus coordenadores subiram ao palco para partilhar a visão da Engenharia no futuro de cada especialidade.