[Fotogaleria] Tecnologia e Digitalização reuniu especialistas a debater a Engenharia do futuro

Mais de 500 engenheiros estiveram no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões onde os principais players das empresas que trabalham nas novas tendências da Tecnologia, Empreendedorismo e Digitalização marcaram presença.
O futuro da tecnologia, as tendências e caminhos da digitalização e a construção do futuro estiveram em grande destaque no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões durante a 3ª edição do Engenho 2019, que este ano trouxe mais de 500 engenheiros de diferentes gerações para ouvir oradores de excelência.
Coube a Joaquim Poças Martins, presidente da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN) conduzir a sessão de abertura, lembrando que no futuro serão os engenheiros a encontrar soluções para as alterações climáticas apoiados na sustentabilidade e economia circular. Também Carlos Mineiro Aires, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, participou nesta sessão de abertura e relembrou que o mundo mudou e os engenheiros têm de se adequar a essas mudanças.
O painel sobre Tecnologia contou com a participação de João Paulo Oliveira, administrador da The Navigator Company, Marco Costa, general manager da Talkdesk, Rui Cordeiro, CEO da Critical TechWorks, Amaral Oliveira, CFO da Flow (mobilidade inteligente Galp) e Carlos Guimarães, CEO adidas Portugal. A moderar o debate deste painel esteve Pilar Baylina, Vice-presidente da OERN. Das diversas conclusões e partilhas destes oradores, foi clara a mensagem que, num futuro muito próximo haverá, nestas empresas, muitas oportunidades para Engenheiros, mas que as oportunidades serão maiores para aqueles que tenham mais skills e mais diversificadas.
E muitas destas skills estão intimamente ligadas à transformação digital aos desafios dos novos tempos, tal como afirmou António Cunha, professor Universidade do Minho,  que abriu o segundo painel dedicado à digitalização. Neste painel também fizeram parte Clara Gonçalves, ex-diretora da UPTEC e Sérgio Silva, CEO da CyberS3c que simulou um ataque informático aos telemóveis de todos os participantes. A moderação deste debate sobre tendências e caminhos esteve a cargo de Raul Vidal e Borges Gouveia, membros do Conselho Diretivo da OERN.
A sessão da tarde iniciou-se com o painel de construção no futuro. Paulo Lourenço, professor Universidade do Minho, António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais, António Monteiro, managing partner da A400, João Poças Martins, professor FEUP e Ana Pires, astronauta-análogo, cientista convidada ISEP/INESCTEC, foram os especialistas escolhidos para debaterem este tema, cujo debate foi conduzido por Manuela Mesquita, membro do Conselho Diretivo da OERN.
A fechar o dia os colégios da OERN, representados pelos seus coordenadores subiram ao palco para partilhar a visão da Engenharia no futuro de cada especialidade.

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​