Tiago Ferradosa premiado por revista internacional de Ciência e Engenharia Marinhas

Tiago Ferradosa, membro da Ordem dos Engenheiros, venceu o 2021 Young Investigator Award do “Journal of Marine Science and Engineering”.

O engenheiro, atualmente ligado ao Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e ao Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), acaba de ser reconhecido com o JSME 2021 Young Investigator Award, galardão atribuído anualmente pelo Journal of Marine Science and Engineering (JMSE) a jovens investigadores que se destaquem pelos seus contributos científicos no domínios da Ciência e Engenharia Marinhas.

Em 2020, Tiago Ferradosa foi um dos vencedores dos prémios da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos destinados aos autores das melhores dissertações de Mestrado e teses de Doutoramento realizadas e apresentadas, no ano letivo 2018/2019, em universidades ou outras instituições de investigação portuguesas.

Sobre Tiago Ferradosa

Tiago Ferradosa foi investigador no University College London (UCL) e desenvolveu o seu doutoramento na FEUP sobre o tema da análise de fiabilidade e risco de fundações para eólicas offshore. Está também envolvido como responsável, corresponsável e membro de equipa em vários projetos de I&D relacionados com engenharia offshore e investigação em energias renováveis marinhas, tais como os projetos PROTEUS, ORACLE, POSEIDON, AquaBreak e SAILOR.

É o editor da IAHR (International Association for Hydro-Environment Engineering and Research) Newsflash Europe e co-Editor in Chief da revista científica Maritime Engineering (ICE). Atua como membro do painel editorial em 16 revistas internacionais revistas por pares e foi editor convidado em mais de 14 números especiais de revistas científicas como, por exemplo, a Renewable Energy (Elsevier). É ainda revisor assíduo em outras 29 revistas internacionais revistas por pares.

Foi Presidente da Rede de Jovens Profissionais da IAHR Portugal, Coordenador dos Jovens Profissionais da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos e membro eleito da Comissão de Acompanhamento do Programa de Doutoramento em Engenharia Civil da FEUP, entre 2016 e 2018.

Atualmente, ocupa os cargo de Marine Ambassador na HAEDES B.V. e de Secretário para a Cooperação Internacional do Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos (IHRH). É o membro português nomeado para o Comité Técnico 213 – Scour and Erosion da International Society for Soil Mechanics and Geotechnical Engineering (ISSMGE). Atua ainda como avaliador externo na Universidade de Stavanger (Noruega) e participa como docente convidado em instituições como a Universidade de Ghent e o Indian Instute of Technology Delhi.

Tiago Ferradosa é o atual o Presidente da Comissão Especializada em Água e Energia da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) e é membro da Equipa de Liderança da Divisão Europeia da International Association for Hidro-Environment Engineering and Research.

Fonte: Notícias UP

Foto: CIIMAR

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​