“É um exame baseado nas tendências de desenvolvimento da profissão mais recentes”

A OERN organizou uma sessão de esclarecimento sobre a formação “Gestão de Projetos: Preparação para o exame PMP do PMI, formação obrigatória para a realização deste exame, que é a credencial com maior reconhecimento para a prática da profissão de gestão de projetos a nível mundial.

 
Os oradores desta sessão de esclarecimento foram os formadores da respetiva formação, José Ângelo Pinto, José Miguel Vieira e Fernando Freitas Torre.
José Ângelo Pinto, começou por explicar no que o exame consiste, “o exame do Project Management Professional (PMP) é um exame de 200 perguntas em escolha fechada” e é “um processo que está certificado pelo ISSO 17024”. Referiu também que este é um exame “baseado nas tendências de desenvolvimento da profissão mais recentes”. O exame será dividido entre pessoas (42%), processos (50%) e ambiente de negócio (8%).
Relativamente à formação em si, “o programa do curso é dividido em 14 sessões” e, será de igual modo dividido nestes três grandes chapéus do exame.
Fernando Freitas Torre abordou o programa referente às pessoas, referindo ao longo deste serão abordados vários temas, como a Gestão de conflitos, Liderar a equipa, Remover obstáculos, Negociar acordos do projeto, Inteligência emocional, entre muitos outros.
Referiu também que “se nós percebermos quais são as competências que nós temos de desenvolver, só por si teremos uma maior facilidade em responder a determinado tipo de situações que nos sejam colocadas em exame”.
José Miguel Vieira abordou o programa referente aos processos, referindo também vários dos temas que serão abordados, como Executar o projeto com a urgência necessária, Avaliar e gerir os riscos, Planear e gerir o orçamento e os recursos, Planear e gerir o cronograma, Planear e gerir a qualidade das entregas, Gestão de problemas, Planear e gerir o fecho dos projetos, entre outros.
Mencionou também que “o projeto que cumpre e acrescenta valor para a organização para a qual está a ser desenvolvido é efetivamente os projeto que atingiu os seus objetivos”
Houve ainda tempo para responder às várias perguntas colocadas pelos participantes desta sessão.

Saiba mais sobre esta formação aqui

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​