Artigo técnico por… Odete Almeida

Artigo técnico por….

Notas prévias

Refrigeração: é o processo de remoção de calor de um espaço fechado ou de uma substância com o objetivo de diminuir a temperatura.
 Cadeia de Frio: é o processo que garante a conservação desde o produtor até ao consumidor, passando pelo armazenamento, até ao transporte de forma eficiente, preservando todas as condições de refrigeração e assegurando a preservação das características originais do produto.
 
A refrigeração é um segmento em grande evolução devido ao crescimento da população, à urbanização e às alterações climáticas. Nas nações industrializadas e regiões em desenvolvimento, a refrigeração é usada para armazenar alimentos, medicamentos e outros produtos perecíveis a baixas temperaturas, inibindo assim a ação destrutiva dos microrganismos.  Muitos produtos perecíveis podem ser congelados, permitindo que sejam consumidos e apreciados em qualquer período do ano, portanto mesmo fora de época.
 

“Distribuir vacinas em todos os cantos do mundo é uma tarefa complexa. É necessária uma logística, que se inicia no laboratório da produção da vacina em condições controladas e monitorizadas de temperatura.”

 

Este procedimento terá que ser mantido e garantido ao longo da cadeia de frio, incluindo por exemplo, o transporte por avião.  Assim que chegam a um país, as vacinas são armazenadas em câmaras frigoríficas, antes de serem distribuídos por meio de veículos refrigerados para outras câmaras frigoríficas localizadas em diferentes regiões do país.
Desde as instalações de armazenamento regionais até aos centros de vacinação, as vacinas são transferidas em caixas frigorificas dentro de meios de transporte terrestres, refrigerados ou não de acordo com a distância a percorrer. Os edifícios de armazenamento, o transporte e os equipamentos devem obedecer aos padrões de desempenho definidos pela Organização Mundial de Saúde.
 

Porque é necessário a refrigeração na conservação da vacina da Covid-19?

 Em termos de vacinas e medicamentos existem os: 
Medicamentos termolábeis: derivam de ativos biológicos e necessitam de se manter a temperaturas controladas para não perderem as suas propriedades. Por isso não podem sofrer alterações de temperatura durante toda a cadeia do frio.
Medicamentos termoestáveis: derivam de substâncias que se mantêm ativas à temperatura ambiente e por isso não necessitam de refrigeração, pois não perdem a suas capacidades.
Portanto, para assegurar a eficácia das vacinas termolábeis que são atualmente, grande parte das vacinas que combatem a Covid-19, é necessário manter as vacinas a temperaturas recomendadas, isto é, em ambiente refrigerado.
Em função das características físicas, químicas e biológicas, a temperatura de armazenamento da vacina pode mudar. Existe uma relação entre a temperatura e o período de armazenamento para as diferentes vacinas, conforme tabela abaixo (bbc.com).
 

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​