Plataforma Notícias Ordem Engenheiros Região Norte - [Vídeo] “A engenharia sempre foi um motor de desenvolvimento e resolução dos problemas do mundo”

[Vídeo] “A engenharia sempre foi um motor de desenvolvimento e resolução dos problemas do mundo”

Colégio Ambiente 30 Setembro, 2021

Tim Vieira, Rui Alheiro e Mafalda Pinto foram os convidados da segunda conferência do ciclo “Sustainability4cities: reaprender e projetar o futuro urbano sustentável da região”, subordinada ao tema “Negócios e Sustentabilidade”.

 

Decorreu no passado dia 29 de setembro, a segunda de três conferências organizadas pelo Colégio de Engenharia do Ambiente – Norte e trouxe para debate os negócios e a sustenbilidade.

Tim Vieira, Investidor e fundador da Brave Generation Academy, Rui Alheiro, Chief Growth Officer Proef, e Mafalda Pinto, CEO Scoop, foram os convidados desta sessão onde se discutiram diversos temas como a educação das gerações futuras, soluções de sustentabilidade na cidade, sustentabilidade na indústria bem como os desafios, o setor da mobilidade, o capital natural, o reaproveitamento dos resíduos, políticas, entre outros vários temas.

Joaquim Poças Martins, Presidente Conselho Diretivo Ordem dos Engenheiros – Região Norte, foi o anfitrião desta conferência lembrando que “já foi tempo em que a engenharia era a vitória do homem sobre a natureza, já todos percebemos que as forças da natureza nunca ninguém as venceu, só conseguimos vencer todos em sintonia com a natureza”.

Maria João Teles Brochado Correia, Coordenadora do Colégio de Engenharia do Ambiente – Norte, menciou que “é urgente tornar as nossas indústrias e as nossas cidades mais ecológicas, por forma a prevenirmos os fenómenos extremos”

Mafalda Pinto, durante a sua intervenção apontou que acredita ser necessária uma “mudança radical da nossa forma de viver”. Tim Vieira, também referiu que no caso de Portugal “ser pequenino até é uma vantagem para uma mudança rápida”. Já Rui Alheiro, mencionou ser essencial “reduzir a pegada ecológica nas cidades”, lembrando ainda que “a engenharia, quando bem aplicada, sempre foi um motor de desenvolvimento e resolução dos problemas do mundo”.

A moderação desta conferência esteve a cargo de Miguel Costa, Membro do Colégio de Engenharia do Ambiente e o encerramento a cargo de João Sousa, Colégio de Engenharia do Ambiente – Norte.

Reveja a conferência aqui