Workshop do projeto SpilLess

No próximo dia 15 de Novembro, irá realizar-se um workshop do projeto SpilLess, na Sala Miragaia, Centro de Congressos da Alfândega do Porto, a partir das 14h30.
O SpilLess, um projeto financiado pela EMMF, traz uma abordagem inovadora para a limpeza de derramamentos de óleo, combinando ferramentas de biorremediação baseadas na cooperação de microrganismos nativos e veículos autónomos. Esta solução será ecologicamente correta, será capaz de atuar como resposta rápida de primeira linha com baixo tempo de reação e custos de missão, irá configurar o combate à poluição holística e fornecerá monitoramento ambiental. Trata-se de uma solução que pode ser usada como primeira resposta a essas ocorrências, atuando de forma rápida e eficiente, em condições meteorológicas severas e com baixa intervenção humana.
O SpilLess, desenvolvido com a colaboração do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC, ganhou o “3rd Atlantic Project Award 2018”. O prémio pretende destacar trabalhos, de âmbitos regional, nacional ou internacional, integrados na estratégia da Comissão Europeia para o Atlântico, que de alguma forma contribuíram para impulsionar a “economia azul” e preservar o equilíbrio ambiental e ecológico do oceano Atlântico destaca 5 categorias, sendo que o projeto SpilLess ganhou na categoria “Promote entrepreneurship and inovation”.
O workshop dará uma visão geral do conceito do projeto, apresentará as vantagens do uso de microrganismos nativos e veículos autónomos para responder a eventos de poluição e explicará como a nova abordagem pode ser usada em um cenário real de derramamento de óleo. Atenção especial será dada ao feedback das partes interessadas sobre a futura implementação da abordagem SpilLess em cenários de casos reais, tais como incidentes de derramamento de óleo dentro dos portos, em torno de instalações industriais e de extração ou durante as atividades de transporte.
Público Alvo: Indústria de produção de petróleo e transporte, administrações portuárias comerciais, autoridades legais responsáveis pelas atividades de limpeza.
Agenda Provisória:
Boas-vindas e comentários de abertura
– Visão geral do projeto SpilLess
– Biblioteca georreferenciada de consórcios microbianos ao longo do NW da Península Ibérica
– Produção de consórcios microbianos: desafios e restrições de aumento de escala
– Operação de veículos autónomos
– Condições operacionais
– Painel de Stakeholders
– Indústria de produção de petróleo
– Portos Comerciais
– Seguros e Manutenção de Riscos
– BlueLab Team: Demonstrar como o Project SpilLess foi comunicado em diferentes iniciativas e plataformas. Feedback do público
– Coffee Break
 
As inscrições são gratuitas mas de inscrição obrigatória, AQUI  
 

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​