Abertas candidaturas para a maior competição mundial de ideias Cleantech

As candidaturas ao ClimateLaunchpad estão abertas até ao dia 5 de abril e a OERN volta a associar-se a esta competição.

 
Estão abertas as candidaturas para mais uma edição do ClimateLaunchpad ,a maior competição cleantech do mundo, e onde os vencedores a nível global podem receber até 17 mil euros e acesso à EIT Climate-KIC Accelerator. Para além disso, a Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN) atribuí a cada uma das duas equipas vencedoras da final portuguesa acesso gratuito às formações organizadas pela OERN, num valor total de mil euros para cada. O Colégio de Engenharia do Ambiente da OERN fará também parte do júri na Final Nacional.
Em Portugal, a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e a LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto são as promotoras deste programa que apoia ideias que reduzam o impacto negativo no ambiente.
Ao ClimateLaunchpad podem concorrer ideias de negócio cleantech – relacionadas com energias renováveis, eficiência energética, agricultura, água, transportes, tecnologia industrial e muito mais. Em edições anteriores, já se candidataram mais de 2600 ideias e, apenas em 2019, competiram mais de 900 equipas de 53 países.
Os projetos selecionados para o programa nacional vão receber apoio na gestão e validação da ideia de negócio, preparação para pitch e acesso à rede internacional de contactos do ClimateLaunchpad. A participação garante, ainda, a oportunidade de frequentar um bootcamp de dois dias com um formador certificado da EIT Climate-KIC, sessões de mentoria e a apresentação do negócio a um painel de especialistas.
Além disso, a LIPOR vai selecionar algumas ideias do ClimateLaunchpad em Portugal e oferecer bolsas para a participação na Escola de Startups da UPTEC. Desta forma, os participantes vão poder frequentar gratuitamente a 11ª edição da Escola de Startups – o programa de aceleração de 3 meses que pretende ajudar os empreendedores a tornar uma ideia numa empresa.
Esta é já a 5.ª edição do ClimateLaunchpad que, em Portugal já apoiou 33 equipas e recebeu mais de 70 candidaturas. Em 2018, o grande vencedor da final internacional foi o projeto português Eco2Blocks, em competição com mais de 1000 equipas.
O vencedor da competição internacional vai receber 10 mil euros. Já o segundo e terceiro lugares vão ter um prémio de 5000 e 2500 euros, respetivamente, bem como acesso à EIT Climate-KIC Accelerator.
As candidaturas para ideias portuguesas estão abertas até ao dia 5 de abril e podem ser feitas em aqui.

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email