Plataforma Notícias Ordem Engenheiros Região Norte - Certificação de Serviços de Ecossistema da 2BForest

Certificação de Serviços de Ecossistema da 2BForest

Colégio Florestal Online 1-07-2021

O Colégio de Engenharia Florestal – Norte e a Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais organizam, no próximo dia 1 de julho, pelas 17h30, uma sessão técnica sobre o tema “Certificação de Serviços de Ecossistema da 2BForest – Caso de Arouca”.

 

Inscrições aqui

 

No passado dia 19 de março 2021 foi obtida a primeira certificação em Portugal dos serviços dos ecossistemas florestais no Concelho de Arouca, o primeiro em Portugal e a 24ª região do Mundo em que esta certificação é obtida.

O projeto “Certificação dos Serviços do Ecossistema em Áreas de Gestão Certificada” pretende valorizar os serviços ambientais prestados pelas áreas florestais, possibilitando ao proprietário um rendimento proveniente destas áreas e assim premiar/garantir a boa gestão das áreas florestais de conservação em Portugal, enquadrando-se nos objetivos do Millenium Ecosystems Assessments 2015 e na Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade.

A obtenção da certificação dos serviços dos ecossistemas foi obtida de acordo com o FSC-PRO-30-006 Ecosystem Services Procedure, através do grupo de certificação de Florestas da 2BForest, em que foram certificados um total de quase 145ha no concelho de Arouca, pertencentes a 3 proprietários florestais.

Este mecanismo, auditado regularmente, pretende que estes serviços gerem um retorno económico contribuindo para a melhoria do estado de conservação do património natural e cultural da região onde se inserem, e que os investidores se possam associar a um processo transparente e credível de promoção da sustentabilidade.

A obtenção desta certificação fornece uma oportunidade única para promover modelos de desenvolvimento mais sustentáveis geradores de riqueza num quadro de equilíbrio e de coesão territorial.

 

Oradores
Susana Brígido
Diretora Geral da 2B Forest Lda., Eng.ª Florestal, com carteira profissional nº 39612, com 20 anos de experiência em gestão florestal e indústria florestal, com especialização na área da certificação florestal.

Pedro Quaresma
Coordenador na Associação Florestal Entre Douro e Vouga, 16 anos de experiência na implementação e dinamização relacionados com a floresta e com o mundo rural; Experiência no ordenamento, gestão florestal e certificação florestal.´

 

Inscrições aqui