Como criar e desenvolver um (modelo de) negócio?

Sinopse

A classe dos engenheiros é das mais profícuas na criação de produtos novos e, por consequência de novas empresas. Muitas vezes, a sua paixão pela inovação levam estes profissionais a empreender sem que todos os aspectos para o sucesso de uma empresa tenham sido cabalmente equacionados. É sabido que ter uma ideia de negócio é o mais fácil; difícil é criar um negócio, ou desenvolver um modelo de negócio já existente.

Esta formação serve para que qualquer empreendedor possa conhecer os melhores instrumentos de teste, que o ajudem a validar a ideia e/ou o modelo de negócio. Também permite que empreendedores já instalados no mercado possam analisar e avaliar novos caminhos estratégicos para o seu negócio. Os instrumentos de análise e avaliação aplicam-se ainda com eficácia ao setor social, para quem deseje desenvolver uma atividade sem fins lucrativos.

Competência de saída
Esta formação fornece as bases para que qualquer pessoa possa desenhar um negócio lucrativo ou social com uma maior probabilidade de ser bem-sucedido no mercado ou no ambiente social.

Destinatários

Membros e não membros. Toda a pessoa que deseje criar um novo produto (bem, serviço, ideia, experiência, informação) e/ou uma nova organização.

Conteúdos Programáticos

  1. Apresentação.
    • Modelo de ensino-aprendizagem-avaliação. Programa e bibliografia.
    • O que eu quero fazer? (M)
    • Como inovar?
    • Que tipos de negócio há?
    • Como criar um novo conceito de negócio?
  2. Empreendedorismo e empreendedores
    • Características e competências
    • Qual é a atitude-base para ter sucesso?
    • Que modelo posso usar?
  3. Estruturar um modelo de negócio
    • Como desenvolver novas ideias de negócio?
    • Empreendedorismo sustentável e inclusivo.
    • Como criar valor?
  4. Avaliar a oportunidade de negócio
    • Como testar o mercado?
    • Que informações devo procurar?
    • A análise SWOT-GO.
  5. Decisões estratégicas
    • Qual a melhor abordagem de marketing?
    • Que recursos, pessoas, processos e parcerias?
    • Qual a missão?
  6. Avaliação financeira
    • Como orçamentar?
    • Como avaliar a viabilidade económico-financeira?
    • Como avaliar os resultados do projeto?
  7. Preparação da apresentação
    • Como preparar um pitch eficaz?
    • Que recursos áudio, visuais e cinestésicos envolver?
  8. Apresentação dos projetos

Observações

Idioma: Português

Se pretender ficar em lista de espera, por favor registe-se aqui

Preço Membro:

€50

Preço Não Membro

€120

Preço Estudante:

€30

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email