Como criar e desenvolver um (modelo de) negócio?

Sinopse

A classe dos engenheiros é das mais profícuas na criação de produtos novos e, por consequência de novas empresas. Muitas vezes, a sua paixão pela inovação levam estes profissionais a empreender sem que todos os aspectos para o sucesso de uma empresa tenham sido cabalmente equacionados. É sabido que ter uma ideia de negócio é o mais fácil; difícil é criar um negócio, ou desenvolver um modelo de negócio já existente.
Esta formação serve para que qualquer empreendedor possa conhecer os melhores instrumentos de teste, que o ajudem a validar a ideia e/ou o modelo de negócio. Também permite que empreendedores já instalados no mercado possam analisar e avaliar novos caminhos estratégicos para o seu negócio. Os instrumentos de análise e avaliação aplicam-se ainda com eficácia ao setor social, para quem deseje desenvolver uma atividade sem fins lucrativos.

Destinatários

Membros e não membros. Toda a pessoa que deseje criar um novo produto (bem, serviço, ideia, experiência, informação) e/ou uma nova organização.

Formador/a

João M. S. Carvalho

É Professor Associado da Universidade Portucalense. É investigador do REMIT – Investigação em Economia, Gestão e Tecnologias de Informação (Universidade Portucalense), do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais (Universidade Nova de Lisboa e Universidade do Minho), do InED – Centro de Investigação e Inovação em Educação (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto), e do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta. Licenciado em Gestão de Empresas, Pós-graduado em Gerontologia Social, Mestre em Economia e Doutorado em Ciências Empresariais. Trabalhou durante 15 anos na indústria farmacêutica. É formador profissional há 25 anos, sendo coordenador da Pós-Graduação em Gestão da ANJE, especialmente nas áreas do planeamento estratégico, da inovação e do empreendedorismo. Para além disso, também apoia o setor social como investigador, consultor e formador. A nível nacional e internacional tem publicado vários livros, capítulos de livros e artigos em revistas científicas.

Conteúdos Programáticos

  1. Apresentação.
    • Modelo de ensino-aprendizagem-avaliação. Programa e bibliografia.
    • O que eu quero fazer? (M)
    • Como inovar?
    • Que tipos de negócio há?
    • Como criar um novo conceito de negócio?
  2. Empreendedorismo e empreendedores
    • Características e competências
    • Qual é a atitude-base para ter sucesso?
    • Que modelo posso usar?
  3. Estruturar um modelo de negócio
    • Como desenvolver novas ideias de negócio?
    • Empreendedorismo sustentável e inclusivo.
    • Como criar valor?
  4. Avaliar a oportunidade de negócio
    • Como testar o mercado?
    • Que informações devo procurar?
    • A análise SWOT-GO.
  5. Decisões estratégicas
    • Qual a melhor abordagem de marketing?
    • Que recursos, pessoas, processos e parcerias?
    • Qual a missão?
  6. Avaliação financeira
    • Como orçamentar?
    • Como avaliar a viabilidade económico-financeira?
    • Como avaliar os resultados do projeto?
  7. Preparação da apresentação
    • Como preparar um pitch eficaz?
    • Que recursos áudio, visuais e cinestésicos envolver?
  8. Apresentação dos projetos

Carga horária

80h

Observações

Idioma: Português

Carga horária em sessões assíncronas (estimativa de tempo de autoestudo, fórum e etapas sem intervenção síncrona dos formadores): 64 horas

Carga horária em sessões síncronas: 16 horas

Datas e horário das sessões síncronas:

– Das 18 às 20h: Dias 14 e 29 de setembro e 07, 14 e 21 de outubro

– Das 10 às 12h: Dias 17 e 24 de setembro e 01 de outubro

Avaliação: Será constituída pelo esboço do projeto de negócio a submeter na página de Curso a 20/10/2022, que seguirá um modelo próprio apresentado na formação, assim como por uma sessão de apresentação breve do negócio (pitch) na última sessão síncrona.

Certificação:
Concluída a ação de formação com aproveitamento, será emitido um Certificado de Formação Profissional, com aprovação (sem classificação atribuída), numerado, formato OERN.

Preço Membro:

€50

Preço Não Membro

€120

Preço Estudante:

€30

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Poderá gostar também…