Plataforma Notícias Ordem Engenheiros Região Norte - [CTEs] Gestão e Reporte de Sustentabilidade Empresarial

[CTEs] Gestão e Reporte de Sustentabilidade Empresarial

Formação Sede OERN Porto 31-10-2019 | 31-07-2019 9h00 - 18h00

CTEs – Competências Transversais para Engenheiros é um programa de formações modulares de 1 dia certificadas, na vertente de formação contínua. Consulte o programa completo da CTEs aqui.

A formação  “Gestão e Reporte de Sustentabilidade Empresarial ” estará a cargo da PWC  (PricewaterhouseCoopers), uma das mais prestigiadas prestadoras de serviços profissionais do mundo nas áreas da auditoria, fiscalidade e assessoria de gestão.

Inscrição aqui

 

As empresas do futuro devem ser capazes de garantir a gestão dos seus pilares económico, ambiental e social de forma equilibrada e com respeito para com todos os seus stakeholders. Por outro lado, a responsabilidade da empresa é cada vez mais estendida à sua cadeia de valor, pelo que a gestão dos aspetos ambientais e sociais deve ser integrada ao longo da mesma. As empresas que demonstram esse desempenho, através da presença em índices de sustentabilidade ou através da publicação de relatórios de sustentabilidade, captam mais interesse por parte dos vários stakeholders , como potenciais investidores, clientes, fornecedores, etc, potenciando, consequentemente, as suas oportunidades de negócio.

Objetivo
Esta sessão de formação deverá contribuir para uma melhor compreensão do tema, das vantagens da abordagem sustentável para as organizações e das alterações a fazer ao nível dos processos de gestão e reporte para a sua efectiva integração nas Organizações . Iremos também abordar o tema do Reporte de Sustentabilidade, uma prática que tem vindo a evoluir continuamente, quer por via dos novos requisitos legais, quer por interesse crescente dos stakeholders (clientes, investidores, etc), com o objetivo de assegurar um maior conhecimento o processo de elaboração do Reporte de Sustentabilidade.

Programa
1. Conceitos de Sustentabilidade
– O objectivo de criação de valor
– A importância do envolvimento das partes interessadas stakeholders
– Os temas que incluídos na Sustentabilidade
– A agenda internacional da Sustentabilidade e as principais tendências
– As normas e directrizes de referência, ao nível internacional

2. A Gestão da Sustentabilidade
– O envolvimento com stakeholders
– A estratégia de Sustentabilidade
– Os índices e avaliações externas
– Melhores práticas de sustentabilidade, incluindo exemplos ilustrativos

3. Reporte de Sustentabilidade
– Introdução às normas para elaboração de relatórios de sustentabilidade GRI Standards
– Conceito de materialidade e processo de elaboração do Relatório de Sustentabilidade
– Indicadores de Sustentabilidade
– Melhores práticas de reporting, incluindo exemplos ilustrativos

 

Inscrição aqui