Há Café de Ciência na D.D. Bragança

No próximo dia 24 de novembro, a Delegação Distrital de Bragança recebe o 85º Café de Ciência, pelas 18h00.

 
No Dia Nacional da Cultura Científica o Centro Ciência Viva apresenta à comunidade o trabalho de dois jovens investigadores do Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente, do IPB.
 

Inscrições aqui

 
Programa
Sistema Inteligente de Apoio à Decisão baseado em Digital Twin  para Ambientes Industriais
Flávia Pires (CeDRI/IPB)
Sistema de Monitorização e Alerta Florestal na Serra da Nogueira
Thadeu Briito (CeDRI/IPB)
 
A entrada é gratuita.
 
Sobre os oradores
Flávia Pires é licenciada em Engenharia Biomédica e mestre em Tecnologia Biomédica pelo Instituto Politécnico de Bragança tendo terminado no ano de 2016, desde o qual é investigadora no CeDRI (Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente) nas áreas de análise de dados e digitalização. Publicou em conferências e revistas internacionais e participou em projetos de investigação nacionais e internacionais, como DA.RE, GO0DMAN, PERFoRM e I4.0@TMAD. Em 2018 iniciou o seu doutoramento, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), na área de Digital Twin industriais para apoio à decisão, integrando métodos baseados em Inteligência Artificial.
 
Thadeu Brito é licenciado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no Brasil de 2012 a 2018. Durante a graduação participou do programa de dupla diplomação entre a UTFPR e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB). No final deste programa, ele recebeu o grau de mestre em Engenharia Industrial pelo IPB no ano de 2019, com a tese intitulada: “Intelligent Collision Avoidance System for Industrial Manipulators”. Desde 2016, Thadeu Brito se dedica à pesquisa e desenvolvimento em robótica com aplicações em ROS para os setores de: manipulação, planejamento, percepção, simulação, robôs colaborativos, robôs móveis autônomos e veículos aéreos não tripulados, financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Atualmente, é pesquisador no Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI), sua pesquisa está focada no projeto “SAFe: Sistema de Monitorização e Alerta Florestal”. Portanto, desde 2019 tem se dedicado à pesquisa e desenvolvimento de módulos sensorizados para a monitorização de florestas e identificação de alertas de incêndios na região da Serra da Nogueira
 
Data: 24 de novembro
Horário:
18h00
Local: Sede da Delegação Distrital de Bragança
Rua Combatente da Grande Guerra, n 3, Bragança.
 
De modo a garantir a segurança de todos, este evento irá decorrer com base no cumprimento rigoroso das normas impostas pela Direção Geral de Saúde (DGS) a serem comunicadas no local do evento.
 

Inscrições aqui

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email