Sessão técnica sobre o Mercado Ibérico de Eletricidade

O Colégio de Engenharia Eletrotécnica – Norte organiza, no próximo dia 22 de junho, pelas 17h00, uma sessão técnica sobre o Mercado Ibérico de Eletricidade.
 

Aceda à sessão aqui

 
O Mercado Ibérico da Energia Elétrica – MIBEL, resulta de um processo de cooperação desenvolvido pelos Governos de Portugal e de Espanha com o objetivo de promoverem integração dos sistemas elétricos dos dois países. Os resultados que daí advieram constituirão um contributo significativo não só para a concretização do mercado de energia elétrica a nível ibérico, mas também, à escala europeia, como um passo significativo para a construção do Mercado Interno de Energia.
 
Conteúdos programáticos
– Caracterização técnica e económica;
– Mercado Diário e a Prazo (MIBEL);
– Mercado de Serviços de Sistema;
– Desafios (transição energética)
 
Orador: Victor Baptista
Victor Baptista iniciou a sua carreira profissional em 1976 na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – FEUP – como Assistente, primeiro no Departamento de Física Aplicada e depois no Departamento de Produção, Transporte e Distribuição de Eletricidade.
Em 1980 Ingressa na EDP para a Direção Central de Planeamento e, no decorrer do processo de desverticalização do sector iniciado nos anos 90, passa a integrar os quadros da REN como Diretor de Planeamento. Nesta fase assume a coordenação, pelo lado da REN, do processo de separação da REN da EDP através da aquisição pelo Estado Português de 70% do capital da REN. De 2001 a 2010, foi membro da Comissão Executiva da Administração da REN, assumindo atualmente a mesma posição na REN-Portgás. A nível nacional, para além de representações em várias Organizações do sector energético, assume a presidência do CIGRÉ – Comité das Grandes Redes Elétricas. A nível internacional exerceu as funções de Presidente e Vice Presidente da Med-TSO, organização que agrega todos os Operadores de Sistemas Elétricos –TSO –  da zona do Mediterrâneo.
 

Aceda à sessão aqui

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email