O Design no Desenvolvimento de Novos Produtos

Sinopse

O Design como forma de aproximação macro à solução de problemas concretos. Uma abordagem focada na inovação que envolve o utilizador em todas as suas fases do processo, aumentado assim a probabilidade de sucesso de um produto no mercado. O Design percepcionado como uma ferramenta estratégica e colaborativa, que promove a interação entre todos os intervenientes de um determinado desenvolvimento.

Destinatários

Membros e não membros.
Todos os profissionais da área da Engenharia que estejam envolvidos em processos de desenvolvimento de produto e inovação, ou tenham um especial interesse por esta área.

Formador/a

André Tiago Gouveia

Designer industrial que acredita que as experiências de produto devem fazer sentido para as pessoas, indústria e mercado. O seu trabalho abrange a gestão de design, pesquisa, desenvolvimento de conceitos, design de produto e estratégia de marca, ambicionando sempre o ajuste perfeito entre as necessidades das pessoas e os desejos dos clientes. Designer profissional desde 2006, André tem trabalhado com várias empresas, marcas e instituições, como designer, consultor, mentor e palestrante. O seu mestrado em Design de Produto pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa permitiu-lhe um desenvolvimento profundo na aplicação do design thinking para a inovação de produto.

É o fundador da INNGAGE, empresa de design focada no desenvolvimento estratégico de produto, da necessidade ao mercado, onde, com a sua equipa, descobre novas formas de melhorar a vida das pessoas e a performance dos negócios através de uma abordagem de design centrada no contexto e com uma perspetiva holística sobre as oportunidades.

Também leciona Design de Produto no Mestrado em Design de Equipamento da FBAUL e é frequentemente convidado para palestras e workshops em design thinking e processos de inovação.

Apaixonado pela prática do Design em equipas interdisciplinares e como uma metodologia que está focada nas necessidades do ser humano, acredita que o design desvenda oportunidades e inova soluções. André e a sua equipa na INNGAGE estão sempre à procura do próximo desafio na expectativa de criar um impacto positivo no mundo.

Conteúdos Programáticos

Sessão 1 – Design, Design Industrial e Design Thinking – 17 de Maio das 18h30m às 20h30m

– O que é o Design

– O papel do designer no desenvolvimento de produtos

– Métricas de ação em design

Sessão 2 – O Processo de Design – 23 de Maio das 18h30m às 20h30m

– As fases de processo do design

– O papel do utilizador no processo de design

– As equipas interdisciplinares, os problemas complexos, a colaboração e a prototipagem

Sessão 3 – Metodologia Design Thinking – Parte I  – 24 de Maio das 18h30m às 20h30m

– Fase Entender – conhecer o problema e o contexto

– Fase Definir – especificar o problema concreto

Sessão 4 – Metodologia Design Thinking – Parte II  – 30 de Maio das 18h30m às 20h30m

– Fase Idear – gerar ideias para solucionar o problema

– Fase Prototipar – tornar as ideias tangíveis

– Fase Testar – testar as ideias

Sessão 5 – Os Resultados do Design  – 31 de Maio das 18h30m às 20h30m

– O valor do Design na economia

– O valor do Design percepcionado nas empresas

Observações

Se pretender ficar em lista de espera, por favor registe-se aqui

Preço Membro:

€30

Preço Não Membro

€150

Preço Estudante:

€20

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Poderá gostar também…