Os 5 W da Internacionalização (Why, Where, Whom, When, Whereby)

Sinopse

A internacionalização tornou-se, desde há alguns anos, um fator incontornável para todas as empresas em Portugal, numa visão de Mercado em que os limites não podem ser mais, e apenas, o mercado doméstico –pelas suas dimensões e potencial limitado de negócios- associado à necessidade de obtenção de uma escala mínima de rentabilidade e competitividade.
O Engenheiro de hoje, para além de dominar as habilidades técnicas e específicas da sua profissão, tem também que conhecer e gerir as variáveis do entorno da Internacionalização: os conceitos, as pessoas, a interação cultural, a estratégia e os modelos de operação, sem perder de vista as exigências de índole financeira (capital) e de gestão (resultado).

Competência de Saída

Capacidades e recursos para o desenho de um Plano de Internacionalização da Empresa, incorporando objetivos, meios, recursos e resultados.

Destinatários

Membros e não membros. Gestores de Negócio, Gestores comerciais, Técnicos de desenvolvimento e expansão de Negócio/Mercados, Responsáveis por unidades orgânicas ou de operações internacionais.

Conteúdos Programáticos

  1. Estudar Mercados/Encontrar Clientes (1,5 horas)
    1. Que informação? Fontes de informação
    2. Relatórios de países -interpretação dos dados
    3. Confirmação da informação (análise cruzada)
    4. Fontes de intelligence
    5. Perfil de cliente
  2. Definir estratégias comerciais (1,5 horas)
    1. Planificar e quantificar objetivos
    2. Para onde? Com quem? Como? Com quê (recursos)?
  3. Fazer prospeção (1,5 horas)
    1. Objetivos/ Segmentação
    2. Story telling, drivers de comunicação
    3. Construção de uma oferta de Valor
    4. Técnicas de Pitch comercial
  4. Apresentar Propostas (1 hora)
    1. Conteúdos
    2. Condições
    3. Modos de entrega/apresentação
  5. Interação (1,5 horas)
    1. Gestão Multicultural
    2. Viagens e visitas, Protocolo e hábitos
  6. Fechar a venda (1 hora)
    1. Follow up, prazos e pressão
    2. Relançar propostas/Keep in touch
    3. Contratos, engagement

Case Study: LIPOR

Observações

Idioma: Português

Se pretender ficar em lista de espera, por favor registe-se aqui

Preço Membro:

€45

Preço Não Membro

€150

Preço Estudante:

€35

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