Plataforma Notícias Ordem Engenheiros Região Norte - Sessão técnica online para engenheiros civis

Sessão técnica online para engenheiros civis

Colégio Civil online 8-06-2020 | 8-06-2020 17h30

O Colégio de Engenharia Civil – Região Norte, em conjunto com a Associação Portuguesa das Empresas de Betão Pronto (APEB), organiza no próximo dia 8 de junho, uma sessão técnica online sobre “Betão pronto e o fim das cinzas volantes” pelas 17h30.

 

Inscrições AQUI

 

As cinzas volantes são um resíduo industrial das centrais termoelétricas que quando adicionadas ao betão permite ainda reduzir o calor de hidratação do betão, fundamental em obras com grandes volumes de betão, tais como as barragens. No entanto, têm os dias contados. O Governo de Portugal comprometeu-se a acabar com a produção de energia a partir do carvão até 2030. Do ponto de vista ambiental isto é positivo e o Governo entende esta como uma das medidas para reduzir as emissões de gases do efeito de estufa e atingir as metas definidas no acordo de Paris.

Atualmente não há um produto substituto para as cinzas volantes, por isso, terá um grande impacto no processo de construção em Portugal, a começar no projeto das estruturas e a terminar com a sua execução, sem esquecer a fabricação do betão.

O objetivo desta sessão é esclarecer os intervenientes no processo da construção sobre os impactos decorrentes do fim de cinzas volantes.

 

CONVIDADOS

 

João Pragosa, Presidente da APEB

É presidente da APEB desde 2017, membro da Comissão Executiva do Grupo Pragosa e administrador de várias empresas do Grupo. Tem experiência de trabalho no acompanhamento de grandes obras em vias de comunicação, construção civil, obras hidráulicas e ambientais, marítimas e de reabilitação urbana.

 

João Duarte, Diretor Executivo da APEB 

Licenciou-se em Engenharia Civil pela Universidade de Coimbra em 1991. É consultor/ formador/ auditor em sistemas de gestão da qualidade e sistemas de controlo da produção de produtos da construção, tais como: betão; agregados; produtos prefabricados de betão; misturas betuminosas. Coordena a Comissão Técnica da APEB e participa em diversas comissões de normalização, p.e.: CT 104 “Betões”; CT 105 “Cimentos”; CT 115 “Eurocódigos estruturais”; CT 171 “Sustentabilidade nos edifícios”. É responsável pelo departamento de formação profissional da APEB.

 

Arlindo Freitas Gonçalves, Diretor de Departamento de Materiais do LNEC

Licenciou-se em Engenharia Civil pelo IST, em 1976. Desde então desenvolveu a sua atividade no LNEC tendo obtido o grau de Especialista em Materiais de Construção em 1987, passando a Investigador Principal em 1991, a Investigador Principal com Habilitação em 2000 e a Investigador Coordenador em 2001. Foi Chefe do Núcleo de Betões desde 1993 até 2010, altura em que passou a desempenhar as funções de Diretor do Departamento Materiais do LNEC. Tem desenvolvido a atividade de investigação no domínio dos cimentos e betões, em particular nas áreas da durabilidade, inspeção, reabilitação, betões especiais e sustentabilidade.

 

MODERADOR

Bento Aires – Coordenador do Colégio de Engenharia Civil – Norte

 

A sessão é gratuita, mas com inscrição obrigatória aqui

No dia da sessão receberá um email com o link para aceder à sessão Zoom.