Traçado de via-férrea | 2ª ed.

Sinopse

A presente ação de formação foca-se nas caraterísticas e particularidades do desenho de um traçado de via-férrea e dos seus elementos.

Competência de saída

No final da ação da formação os formandos deverão ter conhecimento:
– dos diferentes elementos que constituem a infraestrutura e a superestrutura de uma via-férrea;
– dos conceitos principais da função de cada uma das camadas da infraestrutura de uma via-férrea, das ferramentas para o dimensionamento da fundação, do coroamento, do sub-balastro e do balastro;
– das noções dos parâmetros de traçado e geometria de via, caraterísticas e desenho do perfil longitudinal e do plano de assentamento de via;
– dos aparelhos de via e noções básicas do respetivo dimensionamento.

Destinatários

Membros e não membros; Engenheiros Civis, profissionais Pessoas interessadas na temática ferroviária.

Formador/a

Alberto Manuel Aroso

Após uma breve passagem pela JAE Construção SA, onde desenvolvi atividades no âmbito de fiscalização de obras rodoviárias, transitei para a REFER, onde tive a oportunidade de trabalhar na manutenção, coordenação de obras de modernização e, mais recentemente, na área de Planeamento Estratégico onde participo na elaboração de estudos e análises preliminares de soluções técnicas e investimentos em infraestruturas ferroviárias. Em Junho de 2013 obtive a especialidade em Transportes e Vias de Comunicação na Ordem dos Engenheiros.

2016 – Cost-Benefit Analysis of EU-Financed Projects – Advanced Course – EIPA – European Institute of Public Administration – Barcelona

2011 – Pós-Graduação em Enologia – Escola Superior de Biotecnologia – Universidade Católica

2008 – MBA em Finanças – Faculdade de Economia da Universidade do Porto

2004 – Mestrado em Vias de Comunicação – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

1998 – Licenciatura em Engenharia Civil – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Elsa Maria Claro

Com formação na Licenciatura em Geologia Aplicada e do Ambiente, pela Faculdade de Ciências de Lisboa concluída em 1995, em 1999 fui estagiar para o Departamento de Geotecnia da Engenharia da REFER onde fiquei até 2009, tendo depois transitado para os Materiais de Via.

Complementarmente à minha formação base fiz a Pós-Graduação em Engenharia da Qualidade pelo ISQ em 2004/2005, o que me levou após 12 anos na área de Engenharia a passar por áreas de Manutenção e Segurança ferroviária onde implementei o Sistema de Gestão de manutenção de Veículos ferroviários, certificado em 2014, atualizei o Sistema de Gestão de Segurança e desenvolvi o Sistema de Gestão de avaliações independentes de Segurança, em fase de acreditação. Durante 10 anos representei a REFER em grupos de trabalho de Normalização no setor dos Agregados e em grupos de investigação como o de Valorização de resíduos em Obras Geotécnicas do LNEC.

Das formações mais relevantes saliento a Fundação de via férrea para comboios de alta velocidade em 1999 no Fundec ministrada por técnica da SNCF, Homologación Especialista en Control calidad Balastro em 2013 Colégio Oficial de Geólogos, Gestão do Risco e Gestão de ativos em 2018 pela Universidade do Minho.

Conteúdos Programáticos

1ª Parte – Noções básicas de via-férrea: infraestrutura e superestrutura de via, elementos caraterísticos da via-férrea e materiais de via, desde o tipo de travessas, carril, fixações, atravessamentos de nível, entre outros.

2ª Parte – Infraestrutura de via: Conceitos e dimensionamento de uma infraestrutura ferroviária, incluindo as respetivas camadas, caracterização geotécnica da fundação da via, principais caraterísticas técnicas do balastro e breves noções noção sobre os materiais aplicáveis nas diferentes camadas.

3ª Parte – Projeto de via-férrea: Especificações Técnicas de Infraestrutura, parâmetros de traçado e geometria de via, caraterísticas e desenho do perfil longitudinal, plano de assentamento de via, e interligação dos projetos de via com as restantes especialidades.

4ª Parte – Aparelhos de via: tipos de aparelhos de via e partes constituintes, incluindo peças nobres, e breves conceitos do desenho de aparelhos de mudança de via.

Carga horária

16h

Observações

Idioma: Português

Carga horária em sessões assíncronas: 4h

Carga horária em sessões síncronas: 12h

Datas e horários das sessões síncronas: das 18h30m às 20h30m, nos seguintes dias do mês de novembro:  02, 06, 09, 13, 16, 20.

Data avaliação: 23/11/2023 (18h às 21h).

Certificação:
Concluída a ação de formação com aproveitamento, será emitido um Certificado de Formação Profissional, com aprovação (sem classificação atribuída), na plataforma SIGO.

Se pretender ficar em lista de espera, por favor registe-se aqui

Preço Membro:

€50

Preço Não Membro

€200

Preço Estudante:

€25

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Poderá gostar também…