Projeto desenvolvido por estudantes da FEUP apresentado na competição europeia organizada pela Agência Espacial Portuguesa.
O projeto ‘Tarvos’ é uma iniciativa pioneira na Universidade do Porto, que prevê o desenvolvimento e lançamento de um rocket (foguete) que ambiciona fazer uma aterragem controlada. O feito é da autoria de 12 estudantes da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) das áreas de Eletrotécnica, Mecânica e Informática, que integram o Student Branch do IEEE University of Porto, uma associação estudantil sediada na faculdade.
“O nosso projeto consiste no desenvolvimento e lançamento de um pequeno rocket com um alcance entre 500 e 1000 metros de altitude, o que implicará também executar uma aterragem controlada, algo nunca realizado em Model Rocketry, começa por explicou à UP Ricardo Fitas, membro da Ordem dos Engenheiros e estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica da FEUP, membro desta equipa.
Para tal, “adotámos uma estratégia original na construção do rocket: toda a estrutura e os motores foram impressos em impressoras 3D, o que facilita a sua construção a partir de casa, por exemplo”, acrescentou o estudante.
Protótipo apresentado em Ponte de Sor
Foi no EuRoc – European Rocketry Challenge, uma competição europeia de lançamento de rockets organizada pela Agência Espacial Portuguesa, Portugal Space, que o projeto foi apresentado. Durante um fim de semana, estudantes e investigadores da área da engenharia estiveram reunidos em Ponte de Sor, onde tiveram oportunidade de mostrar os seus protótipos.
A competição, que decorreu em outubro deste ano, foi palco de várias demonstrações de lançamento de rockets, contando com a participação de seis equipas, num total de cerca de 100 estudantes universitários de cinco países europeus. Na ocasião, a equipa da FEUP pôde desempenhar testes estáticos e apresentações técnicas, impulsionando o projeto no sentido de obter mais visibilidade e possível financiamento.
O estudante Ricardo Fitas avança ainda que o projeto do rocket se encontra “numa fase inicial de desenvolvimento” com um financiamento ainda reduzido. Para já, conta com o apoio dos departamentos de Engenharia Mecânica (DEMec) e de Engenharia Informática (DEI) da FEUP na supervisão e aconselhamento de vários projetos da associação estudantil.
Sobre o Student Branch do IEEE University of Porto
Composto inteiramente por estudantes da U.orto, membros do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), e com sede na FEUP, o Student Branch foca-se na criação e organização de atividades que promovam o conhecimento técnico na comunidade estudantil, através da paixão pela tecnologia.
Desde palestras e workshops técnicos a conferências e simpósios, o objetivo da associação estudantil com mais 25 anos de existência é partilhar conhecimento e apostar no desenvolvimento de projetos a partir das competências multidisciplinares dos seus membros.
Fonte: Notícias UP