Faleceu o engenheiro António Silva Cardoso

Membro da Ordem dos Engenheiros desde 1978, António Silva Cardoso, faleceu esta quarta-feira, aos 66 anos de idade, vítima de doença prolongada.

 
Às 13h00 desta quinta-feira, dia 20 de janeiro, o corpo segue para a Igreja do Foco, onde se realizará uma missa de corpo presente, com início marcado para as 13h30. O funeral realiza-se nesta mesma tarde, na Murtosa, na zona de Aveiro.
O percurso de António Cardoso (1955-2022) confunde-se com a Universidade e com a FEUP, instituição onde se notabilizou, ao longo de mais de quatro décadas, como docente, investigador e consultor na área da Engenharia Civil e, em particular, da Geotecnia.
Licenciado (1977) e doutorado (1988) em Engenharia Civil pela FEUP, iniciou a atividade docente na faculdade em 1976. Professor Catedrático desde 2002 e detentor de um extenso currículo académico, assinou cerca de 150 publicações em livros, revistas e atas de reuniões técnico-científicas nacionais e internacionais (incluindo vários artigos premiados), tendo participado e coordenado vários  projetos de investigação nacionais e europeus.
Ainda no domínio da Geotecnia, participou nas comissões encarregues da elaboração da normalização geotécnica nacional e dirigiu a Revista Geotecnia, da Sociedade Portuguesa de Geotecnia.
Em paralelo com a atividade docente e científica, António Cardoso destacou-se igualmente no exercício de diversos cargos de gestão, quer na FEUP, quer na Universidade, onde desempenhou as funções de membro do Conselho Geral e do Conselho de Gestão, bem como de Pró-Reitor (1998-2006) e Vice-Reitor em dois reitorados distintos (2006-2014 e 2018-2022).
Enquanto Pró-Reitor e Vice-Reitor responsável pelos pelouros das obras e do património edificado, António Silva Cardoso foi um dos principais responsáveis pela ampliação e requalificação do campus universitário, pela modernização dos seus equipamentos e infraestruturas e pela recuperação do património da Universidade levadas a cabo neste início de século.
Entre as obras edificadas/requalificadas durante os seus mandatos destacam-se, entre outras, a expansão do polo da Asprela (incluindo os edifícios da Faculdade de Engenharia, da Faculdade de Medicina Dentária da Faculdade de Psicologia e das Ciências da Educação, do Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina ou do polo central da UPTEC – Parque da Ciência e Tecnologia da U.Porto), o complexo do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e da Faculdade de Farmácia (ICBAS/FFUP), os edifícios da Faculdade de Direito, do  Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) e, mais recentemente, da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação.
António Cardoso era, desde janeiro de 2020, o presidente da Direção da UPTEC.
 
Fonte: Notícias UP
Imagem: Egidio Santos/U.Porto

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​