Engenharia Aeroespacial e Engenharia Física ganham novo impulso no norte

A UMinho e a UTAD anunciam dois novos cursos de Engenharia que ampliam a oferta formativa para os futuros Engenheiros.

As médias de entrada nos cursos de Engenharia estão cada vez mais elevadas. Nos últimos cinco anos o top 3 das notas mais altas de acesso ao Ensino Superior tem sido ocupado por cursos de Engenharia. A saber: Engenharia Aeroespacial, Engenharia Física Tecnológica e Engenharia e Gestão Industrial.

Escola de Engenharia da Universidade do Minho abre curso de Engenharia Aeroespacial

19,05 valores foi a nota do último aluno a entrar em Engenharia Aeroespacial do Instituto Superior Técnico, em 2021. Algumas das razões deste sucesso vão desde a taxa de 100% de empregabilidade até às muitas saídas profissionais que este dá e que não se limitam à área aeroespacial.

Agora a Norte, e pela primeira vez numa universidade pública, estão disponíveis a Licenciatura e o Mestrado em Engenharia Aeroespacial, na Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

A nova licenciatura e mestrado irão abordar o sector aeroespacial “com uma visão focada nos seus desafios futuros, mantendo uma formação sólida na ciência e nas tecnologias de base de Engenharia, mas trazendo uma perspetiva inovadora e mais adequada ao desenvolvimento de sistemas com maior integração e complexidade, cada vez mais frequentes e importante no sector aeroespacial” afirma Gustavo Rodrigues Dias, Diretor dos Programas Ensino em Engenharia Aeroespacial da EEUMinho.

Engenharia Física é uma das novidades da UTAD

Também a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) anunciou que a licenciatura em Engenharia Física irá reforçar o conjunto de ofertas educativas desta Universidades no próximo ano letivo.

O curso de Engenharia Física tem como objetivo fundamental a qualificação de profissionais em diversos domínios da Física, preparando-os para serem “elementos ativos na inovação científica” nesses domínios e, simultaneamente, dotá-los das “ferramentas tecnológicas necessárias para aplicar o conhecimento adquirido aos diversos domínios da sociedade”.

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