A utilização das novas tecnologias na monitorização costeira estará em debate nesta sessão, organizada pelo Colégio de Engenharia Geográfica – Norte, no próximo dia 10 de novembro, online.
As áreas costeiras sofrem degradação devido à ação do mar e outras causas naturais e antrópicas. Mudanças topográficas em praias e dunas precisam ser avaliadas, não apenas eventos severos, mas numa lógica regular, para construir modelos que possam prever a evolução desses ambientes naturais.
Nesta sessão técnica, será explorada a utilização de veículos aéreos não tripulados (VANT) para mapear e monitorar dunas e praias.
Orador: José Alberto Gonçalves
Docente na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território (DGAOT) e investigador do CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental), no grupo Monitorização e Gestão Costeira. Doutoramento em Fotogrametria (2001) e Mestrado em GIS (1993), no University College of London. Principais interesses na aplicação da Fotogrametria e no mapeamento de alta resolução para a monitorização ambiental. Interesse também na integração de GNSS, navegação inercial e vídeo para mapeamento móvel.
Data: 10 de novembro
Horário: 19h00