Engenheiro português homenageado por associação internacional de engenharia alimentar

F. Xavier Malcata é o primeiro português a receber o Carl R. Fellers Award, um dos mais conceituados galardões atribuídos pelo Institute of Food Technologists (IFT).

Xavier Malcata, membro da Ordem dos Engenheiros e Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), acaba de ser distinguido com o Distinguished Career Award in honor of Carl R. Fellers atribuído pelo prestigiado Institute of Food Technologists (IFT). A associação internacional, sediada nos EUA, junta mais de 12.000 profissionais provenientes de mais de 100 países – e tem por missão promover avanços em ciência e tecnologia dos alimentos, no sentido de os tornar mais seguros, mais nutritivos, mais benéficos, mais variados, mais apelativos, e mais disponíveis para a população mundial.

Trata-se da primeira vez que um português é reconhecido com este conceituado prémio, que visa distinguir um cientista, técnico ou engenheiro cuja carreira – por incluir contribuições de referência, na fileira alimentar, em termos de inovação, liderança, serviço público, e comunicação, tenha providenciado um avanço inegável no reconhecimento da profissão do engenheiro alimentar.

Um pioneiro na engenharia alimentar

Xavier Malcata foi um dos fundadores da especialidade em Engenharia Alimentar na Ordem dos Engenheiros, tendo pertencido ainda ao primeiro Conselho Científico da ASAE e trabalhado como perito na European Food Safety Agency.

No seu currículo, inclui-se ainda a presidência da Sociedade Portuguesa de Biotecnologia, a liderança do Mestrado Integrado em Bioengenharia da FEUP em conjunto com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), o cargo de CEO de duas incubadoras de empresas na área da biotecnologia, e a direção da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.

O Engenheiro junta-se a alguns dos mais sonantes investigadores a nível mundial anteriormente distinguidos pelo IFT. A entrega do galardão vai decorrer em meados de julho de 2023, durante o IFT Annual Event and Expo, em Chicago (EUA).

Fonte: Notícias UP
Foto: UP

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​