Dia 30 de junho, às 18h00, há mais uma sessão de “Engenharia às sextas” promovido pela Delegação Distrital de Viana do Castelo, desta vez com Raul Fangueiro, Vice-Presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.
O tema desta sessão será o “Extraordinário Mundo das Fibras”, que contará com a moderação de António Pereira, Delegado Distrital Adjunto de Viana do Castelo da Ordem dos Engenheiros.
As fibras, pelas suas características e propriedades extraordinárias, são aplicadas em diversos domínios como construção e arquitetura, design e moda, aeronáutica e aerospacial, desporto e lazer, e medicina e bem-estar. Baixa massa volúmica, elevada resistência mecânica, capacidade de processamento e de funcionalização, são algumas das características que fazem destes materiais, soluções de excelência para uma vasta gama de utilizações.
Será também convidado desta sessão Laureano Barbosa Machado, com o espumante Pecadinhos do Abade Loureiro, Bruto.
Sobre Raul Fangueiro
Professor Catedrático da Universidade do Minho, é atualmente Vice-Presidente da Escola de Engenharia da mesma universidade. Foi o mentor do Instituto Fibrenamics, do qual é Presidente da Direção, que se dedica à geração, valorização e transferência de conhecimento em materiais fibrosos e compósitos.
Tem dedicado parte significativa da sua carreira de professor e investigador à conversão de ciência e tecnologia em produtos e tecnologias com elevado valor acrescentado, tendo liderado dezenas de projetos de colaboração entre a universidade e empresas de diversos setores industriais.
Sobre a Fibrenamics
A Fibrenamics – Instituto de Inovação em Materiais Fibrosos e Compósitos, é uma Interface da Universidade do Minho, sendo reconhecida pela ANI – Agência Nacional de Inovação, como um CTI – Centro de Tecnologia e Inovação. Atua sob o lema “From Science to People” numa lógica de conversão do conhecimento gerado em materiais fibrosos e compósitos em produtos altamente inovadores, tendo em curso dezenas de projetos de inovação com empresas, nacionais e estrangeiras, sendo uma entidade reconhecida a nível internacional.
Sobre o produtor convidado
É uma empresa familiar, de pequena dimensão com 12 hectares e já com 40 anos de existência, que dá grande importância à qualidade dos seus vinhos, tendo para isso equipado a sua adega com tecnologia moderna, dando especial atenção à produção das uvas (sob certificação de proteção integrada) e fazendo vindimas atempadas.