Visita decorreu no passado dia 23 fevereiro à MPV – Nexteam Group e ao Heliporto de Arcos de Valdevez
Esta visita técnica deu conhecer aos visitantes dois equipamentos vocacionados para a Engenharia Mecânica e Aeroespacial e as especificidades de Engenharia Civil aplicadas às infra-estruturas e equipamentos heliportuários. Tiveram ainda a oportunidade de explorar o conjunto de produtos que se produzem na região e do envolvimento cada vez maior da Engenharia nacional.
Para receber esta visita técnica estiveram presentes representantes da GNR, Bombeiros e técnicos responsáveis pela manutenção das instalações e pela Proteção Civil Municipal de Arcos de Valdevez.
O Heliporto/Centro de Meios Aéreos de Arcos de Valdevez é a estrutura do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viana do Castelo da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil de resposta aérea e em situação de emergência e proteção civil. A sua localização estratégica e centralizada, o CMA é base de apoio para todo o distrito de Viana do Castelo, bem como para os distritos de Braga e Vila Real e como o raio de ação das aeronaves aí sedeadas o permite, também dá cobertura em território da Galiza.
Está a sofrer obras de ampliação compostas por duas construções já concluídas: uma afeta à área técnica onde se localizará todo o equipamento e maquinaria essencial ao seu funcionamento, nomeadamente o grupo gerador e outros; outra, um hangar para oficina e estacionamento de aeronaves e reparação/manutenção das mesmas. Em breve vai sofrer a ampliação da pista para poder suportar os novos helicópteros de médio e grande porte a receber pela proteção civil.
Já durante a visita a MPV – Nexteam Group, unidade fabril de processo de produção alta precisão onde são fabricados componentes para os mercados altamente especializados do sector aeroespacial e da defesa. Durante a visita conheceu-se um conjunto de produtos que se produzem na região e do envolvimento cada vez maior da engenharia nacional. Espera-se que a curto prazo, que a engenharia de processo desta unidade possa incluir engenharia de projecto, ou seja valor acrescentado português.
De notar um forte investimento na qualificação dos recursos humanos e formação de potenciais futuros colaboradores da unidade produtiva, tirando proveito da rede de instituições educativas e formativas existentes nas proximidades.
Uma organização da Delegação Distrital de Viana do Castelo em parceria com os Conselhos de Colégio Regionais de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica.