Numa iniciativa do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN) e do Fórum Oceano/Hub Azul, 9 projetos competem na final nacional, que acontece a 2 de julho, às 10 horas, no Auditório da OERN
Desta final sairão vencedoras três das nove ideias a concurso, que vão depois representar Portugal na final regional com soluções amigas do ambiente.
Os premiados em Portugal também têm à disposição um programa de incubação na UPTEC, durante quatro meses, além de mentoria, formação e outros prémios atribuídos pelos parceiros do programa, avaliados em perto de 10 mil euros.
Os interessados em assistir a esta final devem inscrever-se através do botão abaixo:
PROGRAMA
10h00 | Boas-vindas
10h15 | Sessão de Abertura
– Maria João Correia, Vice-Presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros da Região Norte
10h20 | Apresentação do programa do ClimateLaunchpad
Raphael Stanzani, Entrepreneurship Programs Manager – UPTEC
10h30 | Pitches dos projetos finalistas
12h00 | Intervenção de Alumni do ClimateLaunchpad
12h20 | Apresentação dos vencedores
Os 9 projetos finalistas são o Mermaid’s Cellar, PhosTech, DAM – ChainReactor, Design For Good Club, Farm Akademy, Seedsight, Seenergy, Susplus e o UPWIND.
A edição deste ano conta com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, Galp, Prio, 3xP Global, Crowe, Vieira de Almeida e Smart Waste Portugal.
Esta competição nacional já recebeu mais de 150 candidaturas e apoiou mais de 80 equipas desde que começou em 2016. “Portugal conta também com três vencedores internacionais – Pavnext, Eco2blocks e Mudatuga, e as distinções da Windcredible e da Build.ing, que chegaram ambas à final”, refere a UPTEC.
A competição ClimateLaunchpad arrancou em 2014 e desde então já se candidataram quase 15 mil ideias de negócio de 60 países. Um total de 5.000 empresas “verdes” receberam mais de 500 milhões de euros em investimento externo.
FONTE: Jornal Eco