[Fotogaleria] Há 3 projetos a representar Portugal na final europeia do ClimateLaunchpad 2024

Maria João Correia, Vice-Presidente da OERN, integrou a equipa que orientou e selecionou os 9 projetos que participaram na final nacional do ClimateLaunchpad 2024, que decorreu na sede da OERN, no passado dia 2 de julho

Estão apurados os três finalistas nacionais do Climate Launchpad 2024, que vão representar Portugal na final regional com soluções amigas do ambiente: DAM – ChainReactor, Seedsight e UPWIND, com uma menção honrosa ao projeto Mermaid’s Cellar.

Este concurso é uma iniciativa do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), da OERN e do Fórum Oceano/Hub Azul.

Maria João Correia, Vice-Presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros da Região Norte, e Carlos Pinho, líder do Portugal Blue Digital Hub, abriram esta sessão, relembrando a importância de apostar na inovação sustentável, através do desenvolvimento de protótipos e ideias que permitem pensar um futuro mais verde e com retorno para as organizações.

Raphael Stanzani, Entrepreneurship Programs Manager da UPTEC, apresentou o programa do ClimateLaunchpad, sublinhando a dimensão deste evento que arrancou em 2014 e que, desde então, já recebeu quase 15 mil ideias de negócio de 60 países. 

Os responsáveis por detrás dos 9 projetos a concurso tiveram a oportunidade de realizar um pitch onde deram a conhecer os principais aspetos das ideias que desenvolveram, respondendo depois a algumas perguntas colocadas pelos integrantes do júri. A edição deste ano contou com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, Galp, Prio, 3xP Global, Crowe, Vieira de Almeida e Smart Waste Portugal.

As intervenções terminaram com o discurso do Alumni do ClimateLaunchpad, que deu a conhecer o impacto que esta iniciativa teve no desenvolvimento da empresa Fibersail, startup incubada na UPTEC que recebeu um financiamento da União Europeia no valor de 1.6 milhões de euros, inspirando os presentes a continuarem a trabalhar para levarem as suas ideias mais longe.

Para além de representarem Portugal, os premiados também têm à disposição um programa de incubação na UPTEC, durante quatro meses, além de mentoria, formação e outros prémios atribuídos pelos parceiros do programa, avaliados em perto de 10 mil euros.

Saiba mais sobre os projetos premiados aqui.

Veja a fotogaleria:

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​