Hélder Sousa, Investigador e Membro da OE, conquista prémio “Early Career Prize”

Hélder Sousa, Investigador, Professor da UM e Membro da Ordem dos Engenheiros, recebeu o “Early Career Prize” atribuído pela IABSE, devido ao trabalho desenvolvido no campo da avaliação de risco e resiliência de estruturas e infraestruturas existentes

Hélder Sousa, investigador auxiliar no Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Engenharia de Estruturas (ISISE), foi laureado com o “Early Career Prize” atribuído pela Associação Internacional de Pontes e Engenharia de Estruturas (IABSE). O prémio reconhece o seu trabalho desenvolvido no campo da avaliação de risco e resiliência de estruturas e infraestruturas existentes.

Para além de ser docente do Departamento de Engenharia Civil na Escola de Engenharia da Universidade do Minho é também presidente do IABSE TG 5.8 sobre “Resiliência de Estruturas Existentes” e coordenador técnico de vários projetos nacionais e internacionais que envolvem modelação de previsão e gestão de ativos rodoviários e ferroviários. O seu trabalho abrange análises probabilísticas e numéricas de estruturas existentes e já foi implementado em diferentes casos reais relevantes, como os locais históricos da UNESCO, como o castelo de Guimarães e o Convento de Cristo, em Tomar.

O investigador leciona em vários cursos de mestrado internacionais e publicou mais de 110 artigos científicos e técnicos (revistas e conferências), incluindo 47 artigos em revistas ISI, 8 não-ISI, 65 artigos de conferência, um livro e quatro capítulos de livros. Juntou-se à IABSE em 2017 e desde então tem contribuído ativamente em vários Conselhos e Comités da IABSE, sendo conhecido como “um engenheiro no início de carreira que exibe o espírito da IABSE de ligação entre diferentes profissionais, sociedade e cooperação entre gerações, em benefício da sociedade, no campo da engenharia estrutural”.

O “Early Career Prize” foi criado em 1983 para honrar e encorajar um membro no início da sua carreira por realizações extraordinárias em engenharia estrutural. O prémio é concedido a um membro individual com idade até aos 40 anos. Este ano será entregue em novembro, em Zurique, na Suíça.

FONTE: Universidade do Minho

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​